As enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica que possuem as mais diversas funções nos organismos. Elas catalisam as reações bioquímicas nos seres vivos, sendo, portanto, essenciais para a vida. A velocidade com que essas reações acontecem é afetada pelo pH do meio onde estão. Nesse sentido, considere o gráfico a seguir, representativo de um experimento in vitro, sobre o efeito do pH na velocidade de reação de 3 enzimas digestivas humanas: a pepsina, a ptialina e a tripsina.
Sobre o efeito do pH nas enzimas apresentadas no gráfico, analise as seguintes afirmativas:
Dentre as afirmativas, estão corretas
- A) I e IV.
- B) II, IV e V.
- C) II, III e V.
- D) I e V.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra B) II, IV e V.
As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos, acelerando reações químicas. Cada enzima tem um pH ótimo no qual sua atividade catalítica é máxima. Fora desse pH ótimo, a atividade diminui.
A pepsina, que atua no estômago, tem um pH ótimo bastante ácido, próximo de 2. A ptialina, ou amilase salivar, atua na boca e tem um pH ótimo em torno de 7, que é neutro. Já a tripsina, que atua no intestino delgado, possui um pH ótimo alcalino, em torno de 8.
Portanto, as afirmativas II, IV e V estão corretas, pois refletem o comportamento esperado das enzimas em relação ao pH do meio, influenciando diretamente a velocidade das reações que catalisam.
Deixe um comentário