Erwin Chargaff (1905-2002), um bioquímico austríaco-americano, analisou a composição básica do DNA de diversos organismos e descobriu que as quantidades relativas das bases A, C, G e T, variava de uma espécie para outra.
Por exemplo, em leveduras, o DNA é formado por aproximadamente 31% de adenina, enquanto, em milho, o percentual de adenina é de 27%.
Considerando a composição da molécula de DNA, assinale a afirmativa correta.
- A) Em células de levedura, o percentual de bases púricas corresponde a, aproximadamente, 38%.
- B) Em células de levedura, o percentual de guanina corresponde a, aproximadamente, 19%.
- C) Em células de milho, o percentual de bases pirimídicas corresponde a, aproximadamente, 54%.
- D) Em células de milho, o percentual de citosina corresponde a, aproximadamente, 27%.
- E) Em células de qualquer espécie, os percentuais de adenina e timina devem ser iguais a 50%.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Em células de levedura, o percentual de guanina corresponde a, aproximadamente, 19%.
Erwin Chargaff descobriu que no DNA, a quantidade de adenina (A) é igual à quantidade de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à quantidade de citosina (C). Isso é conhecido como regra das bases de Chargaff.
Assim, se sabemos que o DNA de leveduras tem aproximadamente 31% de adenina (A), isso significa que ele também deve ter aproximadamente 31% de timina (T), porque essas bases sempre ocorrem em quantidades iguais no DNA de qualquer organismo.
A soma das quantidades de A e T é igual a 31% + 31% = 62%. Isso deixa os 38% restantes para as bases G e C. Como a questão está pedindo o percentual de guanina (G) em leveduras, podemos inferir que o percentual de guanina é metade dos 38%, o que é aproximadamente igual a 19%.
Portanto, a resposta CORRETA é a letra b) Em células de levedura, o percentual de guanina corresponde a, aproximadamente, 19%.
Deixe um comentário