Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Maria Cecília de Souza Minayo afirma que “a violência acontece como uma quebra de expectativa positiva da pessoa idosa em relação àquelas que as cercam, sobretudo os filhos, cônjuges, parentes, cuidadores, a comunidade e a sociedade em geral.” Sobre as várias formas de violência contra a pessoa idosa, uma das indicadas a seguir está conceitualmente INCORRETA:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A autonegligência, que leva quase que invariavelmente à depressão e ao suicídio, é a mais notificada forma de violência contra os idosos. Conforme a Organização Mundial de Saúde, as altas taxas de suicídio da população idosa brasileira são o indicador mais cabal de autonegligência ou de autodestruição, que se caracteriza principalmente por uma forma de violência sem relação direta com “o outro”.

 

Maria Cecília de Souza Minayo afirma que “a violência acontece como uma quebra de expectativa positiva da pessoa idosa em relação àquelas que as cercam, sobretudo os filhos, cônjuges, parentes, cuidadores, a comunidade e a sociedade em geral.” Sobre as várias formas de violência contra a pessoa idosa, uma das indicadas a seguir está conceitualmente INCORRETA:

 

A alternativa incorreta distorce o seguinte texto:

 

"A natureza da violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de várias formas, aqui resumidas: abuso físico, psicológico, sexual, abandono, negligência, abusos financeiros e autonegligência. Todos esses tipos de ação ou omissão podem provocar lesões graves fisicas, emocionais e morte. Neste texto, usaremos como sinônimos os termos maus-tratos, abusos violências embora, existam muitas discussões teóricas sobre o uso e o sentido de cada um deles.

(...)

Violência autoinfligida e autonegligência — A violência pode conduzir à morte lenta de uma pessoa idosa em casos em que ela própria se autonegligencia, ou manifestar-se como ideações, tentativas de suicídio e suicídio consumado. Ou seja, nesses casos, não é o “outro” que abusa, é a própria pessoa que maltrata a si mesma. Um dos primeiros sinais de autonegligência é a atitude de se isolar, de não sair de casa e de se recusar a tomar banho, de não se alimentar direito e de não tomar os medicamentos, manifestando clara ou indiretamente a vontade de morrer.Vários trabalhos (Minayo & Cavalcante, 2010; Menehgel et al 2012; Cavalcante e Minayo, 2012) ressaltam que, frequentemente atitudes de autodestrui- ção estão associadas a processos de desvalorização que a pessoa idosa sofre e a negligências, abandono e maus-tratos de que é vítima.

 

Estudos que vimos realizando mostram aumento de suicídios particularmente entre homens idosos; e de tentativas de suicídio e ideações em pessoas de ambos os sexos. Embora as taxas sejam relativamente baixas, observamos um crescimento persistente desse fenômeno nas faixas etárias acima de 60 anos. Os índices de ocorrência já são o dobro da média nacional e se associam ao abandono familiar, à solidão, ao sofrimento insuportável provocando doenças degenerativas, ao medo de tornar-se dependente, à perda do gosto pela vida, a processos depressivos de maior ou menor gravidade. Essas situações se manifestam frequentemente de forma combinada.A depressão nessa faixa de idade deve ser considerada uma enfermidade mental que tem vários níveis de gravidade e que, portanto, deve ser diag- nosticada por um especialista (Cavalcante et al, 2013).

 

Fonte: "Brasil: manual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. É possível prevenir. É necessário superar." (Minayo) 

 

Com base nisso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.

 

As outras alternativas estão de acordo com o texto de Minayo.


a)  O abuso psicológico corresponde a todas as formas de menosprezo, de desprezo e de discriminação que provocam sofrimento mental. Há muitas formas de manifestação do abuso psicológico: às vezes, o fazemos com palavras e outras com atos.


b)  Os abusos físicos constituem a maior parte das queixas das pessoas idosas e costumam acontecer no seio da família, na rua, nas instituições de prestação de serviços, dentre outros espaços.


c)  A autonegligência, que leva quase que invariavelmente à depressão e ao suicídio, é a mais notificada forma de violência contra os idosos. Conforme a Organização Mundial de Saúde, as altas taxas de suicídio da população idosa brasileira são o indicador mais cabal de autonegligência ou de autodestruição, que se caracteriza principalmente por uma forma de violência sem relação direta com “o outro”.


d)  O abandono é uma das maneiras mais perversas de violência contra a pessoa idosa e apresenta várias facetas, dentre outras formas, a ausência de cuidados, de medicamentos e de alimentação aos que têm alguma forma de dependência física, econômica ou mental.


e)  Negligência é outra categoria importante para explicar as várias formas de menosprezo e de abandono. Sobre as negligências, poderíamos começar por aquelas cometidas pelos serviços públicos. Por exemplo, na área da saúde, o desleixo e a inoperância dos órgãos de vigilância sanitária em relação aos abrigos e clínicas.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *