Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

São propostas da Psicologia Comunitária, sistematizadas no âmbito da Psicologia Social:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) atividades de intervenção que visam a educação e o desenvolvimento de consciência social de grupos de convivência.

 

São propostas da Psicologia Comunitária, sistematizadas no âmbito da Psicologia Social:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Processo Grupal e Psicologia Social Comunitária

 

Ao mesmo tempo em que chama a atenção para o caráter de reprodução das relações sociais de uma determinada época, Lane (1981a, 1981b, 1984b) indica a contraditoriedade dessas relações quando aponta a possibilidade de os indivíduos, mesmo vivendo em uma sociedade capitalista, se agruparem para realizarem outras satisfações e por outros motivos que não o trabalho remunerado ou pelo fato de fazer parte de um grupo compulsoriamente, como é o caso das diferentes instituições responsáveis pela sociabilidade das pessoas (família e escola, por exemplo). A Psicologia Social Comunitária representa essa possibilidade, ou seja, as atividades comunitárias devem visar a educação e o desenvolvimento da consciência social de grupos de convivência os mais diversos: 

 

'Desenvolver relações sociais que se efetivem através da comunicação e cooperação entre pessoas, relações onde não haja dominação de uns sobre outros . . . desde que estes se identifiquem por necessidades comuns a serem satisfeitas, através de atividades planejadas em conjunto e que impliquem ações de vários indivíduos...' (Lane, 1981a, p. 68).

 

Isoladamente, a pessoa identifica o seu problema como exclusivo, como necessidade individual. No entanto, ao se reunirem, os indivíduos percebem que os problemas, muitas vezes semelhantes, são decorrentes das próprias condições sociais de vida e que a organização coletiva, diferente da ação individual isolada, pode propiciar a resolução de problemas ou a satisfação de necessidades comuns (Lane, 1981a). Neste sentido, 'cada grupo desenvolve um processo próprio, em função das suas condições reais de vida e das características peculiares dos indivíduos envolvidos (p. 70)'."

 

Fonte: "Psicologia social e processo grupal: a coerência entre fazer, pensar sentir em Sívia Lane" (Martins)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  ações coletivas que visem a compreensão sobre como as relações pessoais afetam a saúde mental dos indivíduos.
 

b)  desenvolver intervenções que visem a promoção da consciência meritocrática entre as comunidades, estimulando suas competências.
 

c)  promover a consciência sobre a diversidade social das comunidades, tendo como objetivo a adaptação social à ideologia predominante.


d)  atividades de intervenção que visam a educação e o desenvolvimento de consciência social de grupos de convivência.
 

e)  ações no âmbito individual com enfoque nos problemas psicológicos, considerando contexto social e cultural em que os indivíduos estão inseridos.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *