O termo exclusão social protagonizou muitos debates intelectuais e políticos a partir dos anos 90, uma vez que a maioria dos problemas sociais começou a ser apreendida através dessa noção. Pode-se afirmar que a concepção de exclusão, no contexto atual,
- A) trata de um fenômeno de ordem individual, cuja manifestação está diretamente associada aos princípios da doutrina neoliberalista.
- B) continua ainda fluida como categoria de análise, o que intensifica a necessidade da realização de pesquisas e debates sobre o tema.
- C) é sinônimo de pobreza, e se refere aos indivíduos que são considerados inaptos para o trabalho e têm limitações para a adaptação social.
- D) resulta da falta de recursos financeiros e da precarização dos vínculos afetivos devido ao advento das novas configurações familiares.
- E) enfatiza uma consequência natural dos processos de globalização e modernização, que impedem a subjetivação dos indivíduos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) continua ainda fluida como categoria de análise, o que intensifica a necessidade da realização de pesquisas e debates sobre o tema.
Gabarito: Letra B
O termo exclusão social protagonizou muitos debates intelectuais e políticos a partir dos anos 90, uma vez que a maioria dos problemas sociais começou a ser apreendida através dessa noção. Pode-se afirmar que a concepção de exclusão, no contexto atual,
a) trata de um fenômeno de ordem individual, cuja manifestação está diretamente associada aos princípios da doutrina neoliberalista.
Errado. A exclusão social é de ordem coletiva, social.
b) continua ainda fluida como categoria de análise, o que intensifica a necessidade da realização de pesquisas e debates sobre o tema.
Certo!
“A concepção de exclusão continua ainda fluida como categoria analítica, difusa, apesar dos estudos existentes, e provocadora de intensos debates. Alguns consideram a exclusão como um novo paradigma em construção, "brutalmente dominante há alguns anos, enquanto que o da luta de classes e desigualdades dominou os debates políticos e a reflexão sociológica desde o fim da Segunda Guerra mundial" (Schnapper, 1996:23)”
c) é sinônimo de pobreza, e se refere aos indivíduos que são considerados inaptos para o trabalho e têm limitações para a adaptação social.
Errado. A exclusão não é sinônimo de pobreza, vários outros fatores estão envolvidos nesse processo.
“Assim, mesmo os estudiosos da questão concluem que do ponto de vista epistemológico, o fenômeno da exclusão é tão vasto que é quase impossível delimitá-lo. Fazendo um recorte "ocidental" poderse-ia dizer que "excluídos são todos aqueles que são rejeitados de nossos mercados materiais ou simbólicos, de nossos valores" (Xiberras,!993:21). Na verdade, existem valores e representações do mundo que acabam por excluir as pessoas. Os excluídos não são simplesmente rejeitados física, geográfica ou materialmente, não a penas do mercado e de suas trocas, mas de todas as riquezas espirituais, seus valores não são reconhecidos, ou seja, há também uma exclusão cultural.”
d) resulta da falta de recursos financeiros e da precarização dos vínculos afetivos devido ao advento das novas configurações familiares.
Errado. A exclusão, como dito anteriormente, não é resultado apenas da falta de recursos.
e) enfatiza uma consequência natural dos processos de globalização e modernização, que impedem a subjetivação dos indivíduos.
Errado. A exclusão não é um fenômeno natural.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Bader Sawaia. As artimanhas da exclusão.
Deixe um comentário