De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização
- A) primária, a criança forma seu sistema de valores, baseada nas pessoas com quem tem vínculo significativo, que será facilmente questionado e modificado na socialização secundária.
- B) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
- C) secundária, o adolescente reafirma a realidade da socialização primária como versão única e absoluta, contribuindo para a formação da sua identidade social.
- D) primária e socialização secundária o processo se encerra quando o indivíduo interage com diferentes culturas e apreende outras versões de realidade.
- E) secundária, o conhecimento interiorizado no processo primário precisa ser reforçado por meio de estratégias pedagógicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
Gabarito: Letra B
De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Socialização Primária
O processo de socialização primária é aquele em que o indivíduo se torna membro da sociedade a partir do contato com seus outros significativos, ou seja, com seus pais e parentes, pessoas próximas, que mediatizam o mundo para ele, apresentando-o como realidade objetiva, selecionando aspectos considerados importantes a serem transmitidos de acordo com sua posição na estrutura social e em função de suas idiossincrasias e racionalidades próprias (Berger, 1998). Mead descreveu esse processo e como formamos os primeiros elementos de nossa personalidade a partir socialização primária.A criança descobre quem ela é ao aprender o que a sociedade. Aprende a desempenhar certos papéis sociais a ter os comportamentos que a sociedade espera dela. Aprende o que é "ser um bom filho", "ser obediente", "ser um bom irmão" etc. Dessa forma, os atores sociais incorporam (inter- nalizam) os primeiros elementos que vão constituir os seus padrões culturais de base, a sua "visão de mundo" - a maneira como percebem e interpretam a realidade. Veremos posteriormente, a partir do conceito de grupo de referência, que indivíduos oriundos do mesmo estrato social tendem a desenvolver uma visão de mundo semelhante em muitos aspectos, compartilhando de elementos culturais como hábitos, crenças, valores e tradições.
b) Socialização Secundária
Na socialização secundária passamos a conviver com outros significativos - outros indivíduos além do nosso círculo familiar. Vizinhos, colegas de escola e professores, colegas de trabalho passam a nos apresentar outros modos de pensar e outras formas de comportamento que passam a nos influenciar. Normalmente a socialização secundária se inicia em nosso contato com organizações às quais passamos a pertencer - escola ou trabalho. A internalização de conhecimentos técnicos e profissionais, com vocabulários e formas de comportamento específicos, faz parte da socialização secundária. (...)"Fonte: "Teoria Geral da Administração" (Motta e Vasconcelos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) primária, a criança forma seu sistema de valores, baseada nas pessoas com quem tem vínculo significativo, que será facilmente questionado e modificado na socialização secundária.
b) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
c) secundária, o adolescente reafirma a realidade da socialização primária como versão única e absoluta, contribuindo para a formação da sua identidade social.
d) primária e socialização secundária o processo se encerra quando o indivíduo interage com diferentes culturas e apreende outras versões de realidade.
e) secundária, o conhecimento interiorizado no processo primário precisa ser reforçado por meio de estratégias pedagógicas.
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