Na perspectiva do interacionismo simbólico
- A) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
- B) com os componentes cognitivos da mente desenvolvidos, a criança forma o seu self que, por sua vez, é influenciado pelas características da sociedade.
- C) a sociedade pode ser entendida como a soma dos comportamentos individuais, guiados por padrões estáveis e passíveis de previsibilidade.
- D) o comportamento humano é, essencial e fundamentalmente, um ato individual caracterizado pela resposta ao estímulo externo.
- E) o sentido atribuído à experiência do indivíduo é algo intrínseco ao ser humano, a partir dos elementos da psique ou da organização psicológica de cada um.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
Na perspectiva do interacionismo simbólico
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Para compreender o interacionismo simbólico, apresentaremos brevemente a teoria do papel, derivada do trabalho de teóricos norte-americanos como William James, Charles Cooley e George Herbert Mead. O problema central dessa teoria sociológica pode ser definido da seguinte forma: "Como os significados subjetivos se tornam artefatos objetivos?. Como a atividade humana produz um mundo material?". Procuraremos analisar essas questões a seguir.
10.8. Interacionismo Simbólico - "A Metáfora Teatral": O Homem como "Ator Social"
De acordo com Berger e Luckmann, teóricos importantes dessa corrente, devemos compreender a sociedade como uma realidade objetiva e concreta e, ao mesmo tempo, devemos considerar a sociedade também como uma realidade subjetiva, construída por nós. Isso significa dizer que, quando nascemos, o mundo nos é apresentado como algo objetivo e concreto, algo que está lá, independente de nossa vontade, como um universo composto de organizações, normas, regras e instituições já prontas e acabadas, que nos cabe apenas aceitar. Trata-se do fenômeno de reificação da realidade: percebemos as organizações, regras, normas, ou seja, a sociedade e o mundo como objetos e "construtos" já prontos.Na realidade, esses elementos são artefatos culturais, fabricados pelos atores sociais. A sociedade não é um e elemento já pronto e acabado, como parece à primeira vista. Construímos a sociedade, e a sociedade nos constrói ao mesmo tempo. Assim, ao nos expressarmos, influenciamos os outros indivíduos e também somos influenciados. Com base no que acreditamos, tomamos nossas decisões e agimos, construindo o mundo à nossa volta. Nesse sentido, somos atores sociais - indivíduos que agem e transformam o universo no qual vivem. Pode-se dizer, portanto, que o indivíduo exterioriza seu ser no mundo social e interioriza esse como realidade objetiva, em uma relação dialética com o mundo social."
Fonte: "Teoria Geral da Administração" (Motta e Vasconcelos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
b) com os componentes cognitivos da mente desenvolvidos, a criança forma o seu self que, por sua vez, é influenciado pelas características da sociedade.
c) a sociedade pode ser entendida como a soma dos comportamentos individuais, guiados por padrões estáveis e passíveis de previsibilidade.
d) o comportamento humano é, essencial e fundamentalmente, um ato individual caracterizado pela resposta ao estímulo externo.
e) o sentido atribuído à experiência do indivíduo é algo intrínseco ao ser humano, a partir dos elementos da psique ou da organização psicológica de cada um.
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