A Psicologia sócio-histórica
- A) tem como base epistemológica os fundamentos da psicologia social norte-americana e o pensamento positivista.
- B) analisa o mundo objetivo e o mundo subjetivo como instâncias separadas porque propiciam realidades e experiências distintas aos indivíduos.
- C) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
- D) estuda como o indivíduo é moldado pelo ambiente em que vive e seus processos de inclusão e exclusão social.
- E) surgiu a partir das proposições de uma psicologia social de Wundt, com os estudos sobre a experiência consciente, em uma perspectiva determinista e mecanicista.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
A Psicologia sócio-histórica
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"A Psicologia Sócio-Histórica, que toma como base a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (1896-1934), apresenta-se desde seus primórdios como uma possibilidade de superação dessas visões dicotômicas. O discurso de Vigotski, no II Congresso Pan-Russo de Psiconeurologia, em 1924, sobre o método de investigação reflexológica e psicológica, demonstra-o com clareza, ao fazer a crítica a posições que foram consideradas reducionistas e ao incentivar a produção de uma Psicologia dialética.
A Psicologia Sócio-Histórica carrega consigo a possibilidade de crítica. Não apenas por uma intencionalidade de quem a produz, mas por seus fundamentos epistemológicos e teóricos.
Fundamenta-se no marxismo e adota o materialismo histórico e dialético como filosofia, teoria e método. Nesse sentido, concebe o homem como ativo, social e histórico; a sociedade, como produção histórica dos homens que, através do trabalho, produzem sua vida material; as ideias, como representações da realidade material; a realidade material, como fundada em contradições que se expressam nas ideias; e a história, no qual, a partir da base material, deve ser compreendida toda produção de ideias, incluindo a ciência e a Psicologia.
(...)
A Psicologia Sócio-Histórica é, enfim, uma perspectiva crítica porque supera a postura positivista e idealista que tem caracterizado a Psicologia como ciência, tomando como método o materialismo histórico e dialético.
(...)
Portanto, para a Sócio-Histórica, falar do fenômeno psicológico é obrigatoriamente falar da sociedade. Falar da subjetividade humana é falar da objetividade em que vivem os homens. A compreensão do "mundo interno" exige a compreensão do mundo externo", pois são dois aspectos de um mesmo movimento, de um processo no qual o homem atua e constrói/modifica o mundo e este, por sua vez, propicia os elementos para a constituição psicológica do homem.
(...)
O fenômeno deve ser visto como subjetividade, concebida como algo que se constituiu na relação com o mundo
material e social, mundo este que só existe pela atividade humana. Subjetividade e objetividade se constituem uma à outra sem se confundir."Fonte: "Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia" (Bock et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) tem como base epistemológica os fundamentos da psicologia social norte-americana e o pensamento positivista.
b) analisa o mundo objetivo e o mundo subjetivo como instâncias separadas porque propiciam realidades e experiências distintas aos indivíduos.
c) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
d) estuda como o indivíduo é moldado pelo ambiente em que vive e seus processos de inclusão e exclusão social.
e) surgiu a partir das proposições de uma psicologia social de Wundt, com os estudos sobre a experiência consciente, em uma perspectiva determinista e mecanicista.
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