A psicologia social tem por interesse a compreensão dos pensamentos, sentimentos, comportamentos do indivíduo além de sua interação social. Entende-se que o Brasil é um país diversificado em vários sentidos e, com isso, a necessidade de uma tradução cultural, pois nem tudo o que é estudado em teorias generalistas pode ser aplicado à realidade do país pois o brasileiro se comportar de uma forma e não de outra depende de vários fatores. Exemplo disso são as normas sociais onde um indivíduo supostamente deve realizar determinada situação por conta do que foi estabelecido, isso se configura como especificidade cultural, descrita como comportamentos próprios que, em decorrência do seu significado em cada cultura, pode ou não ser suscetível de uma sanção por ordem social. O estudo dessa norma é importante para a psicologia social no país que são identificados, por exemplo, através de comportamentos específicos e culturais como:
I. A utilização de vestidos de noivas coloridos.
II. O luto que é demonstrado através da cor preta.
III. Não pedir licença para entrar na casa de alguém.
IV. Durante a socialização é aprendido que arrotar à mesa é um gesto de má educação.
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) II e IV.
- D) I, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) II e IV.
Gabarito: Letra C
A questão foi retirada do livro “Psicologia social: principais temas e vertentes”, veja:
“Tendemos a considerar as normas de nossa cultura como algo universal, sendo que muitas vezes isso simplesmente não condiz com a realidade. Por exemplo, durante a socialização do brasileiro, este aprende que arrotar à mesa é considerado com um gesto de má educação. No entanto, para alguns grupos culturais mais exóticos (no sentido antropológico do termo), arrotar é um sinal de que a comida estava boa. Em algumas culturas, o luto é demonstrado com o azul, ou mesmo com o branco, e não com o preto. Durante o período do Império, no Brasil, as casas possuíam uma grande bacia na qual se despejava uma solução antisséptica no interior, para servir de alvo e pon‑ taria ao exercício de escarrar em público. Eram as escarradeiras, populares em toda sala de visita das casas mais abastadas, onde o dono da casa e seus convidados podiam “escarrar” durante as festividades (Antunes, Waldman e Moraes, 2000). Essas são apenas algumas especificidades culturais, que podem ser descritas em termos de normas sociais. São comportamentos específicos que, devido a seu significado em cada cultura (a cada tempo), podem ou não ser passíveis de uma sanção por parte da sociedade.”
Entretanto, é uma questão mal formulada e confusa. O que a banca está questionando é difícil de entender, são as regras sociais aplicadas no Brasil? Podemos ter certeza, apenas, de que os exemplos presentes na bibliografia aparecem como as respostas corretas.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
Deixe um comentário