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As vulnerabilidades sociais podem potencializar os conflitos familiares e comprometer o desenvolvimento saudável de seus entes.

Que estratégias o psicólogo social pode construir para o manejo com esse cenário?

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Dialogar com a família sobre as responsabilidades desse contexto a partir da teoria histórico cultural.

   

  

Que estratégias o psicólogo social pode construir para o manejo com esse cenário?

 

Veja mais sobre a psicologia social no texto abaixo:

 

"Bock (2002) refere que a Psicologia como ciência surgiu no final do século XIX, a partir de duas vertentes: uma experimental e outra social. A perspectiva social traz consigo a tentativa de resolver questões dicotômicas como: natural x social; interno x externo; orgânico x psicológico. Leontiev (2004) já afirmava que o problema do biológico e do social representaria um papel decisivo e desafiante para a Psicologia científica.  

 

É nesse cenário caracterizado pela crítica ao dualismo, pelo reconhecimento da complexidade e crescente necessidade da compreensão do fenômeno psicológico, que surge a perspectiva sócio-histórica no campo da Psicologia social, baseada na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Então, "A Psicologia Social que veio a ser denominada sócio-histórica surgiu nesse processo de revisão e crítica com vistas à produção de um conhecimento comprometido com a transformação social" (Bock et al., 2007, p. 51), cujos fundamentos epistemológicos, metodológicos e ontológicos "decorrem do materialismo histórico e dialético e permitem abordar os fenômenos sociais e psicológicos na sua historicidade" (p. 52). Essa afirmação nos anuncia uma aproximação acerca da compreensão da categoria social, pois nos leva a pensar a sociedade e o social como palco dos processos humanos. Diante disso, vemos que essa perspectiva considera o homem como ativo, social e histórico e a sociedade como produção histórica dos homens por meio do trabalho (Bock, 2002).

(...)

Para Bock (2002), alguns princípios dentro da Psicologia sócio-histórica definem a sua fundamentação marxista, histórica e dialética. Em primeiro lugar, ela critica a visão abstrata do fenômeno psicológico e pontua a necessidade do abandono dessa visão, pela compreensão da história. Com o surgimento do capitalismo e de uma nova noção de eu, atravessada por uma cultura individualista, a Psicologia social e o fenômeno psicológico assumem nova compreensão de sua origem, que "não pertence à natureza humana; não é preexistente ao homem; reflete a condição social, econômica e cultural em que vivem os homens" (Bock, 2002, p. 22).  

 

Dessa forma, compreendemos que a existência do fenômeno psicológico está atrelada à existência da sociedade, impondo uma relação entre interno e externo que se movimenta para construir e modificar o mundo e, simultaneamente, a constituição psicológica dos indivíduos desse mundo. Leontiev (2004) defendia que as aptidões humanas se formam no processo de apropriação pelo indivíduo do mundo dos objetos, cujo substrato é a vida, tendo incrustado nesta o social. Falar do que é subjetivo é falar do que é material e social, é falar da atividade humana."

 

Fonte: "O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas" (Gomes et al.)

 

Com isso, encontramos a única que aborda a teoria histórico-cultural na Letra B.


a)  Dialogar com a família sobre os processos de exclusão a partir da psicanálise.


b)  Dialogar com a família sobre as responsabilidades desse contexto a partir da teoria histórico cultural.


c)  Dialogar com a família sobre as ocupações laborais de cada um para ajudar a saírem da condição de vulneráveis sociais.
 

d)  Trabalhar a aceitação de seu status social como forma de evitar mais sofrimentos.
 

e)  Proteger a família das questões políticas.

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