A nova Psicologia Social, que se fundamenta nas ideia e concepções de teóricos como Vygosty, Leontiev e Luria, considera que a atividade, a identidade e a consciência são as características essenciais dos seres humanos, e os tornam capazes de expressar o seu movimento contínuo.
De acordo com essa nova perspectiva, a
- A) consciência é a manifestação das capacidades místicas do cérebro humano.
- B) prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
- C) sociedade se constitui por um conjunto de papéis e de expectativas a serem atendidas.
- D) mudança nas situações sociais impede o processo contínuo de edificação do homem.
- E) organização social precisa ser garantida pelo respeito às normas e aos padrões sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
Gabarito: Letra B.
De acordo com essa nova perspectiva, a
A questão está baseada no seguinte texto de Bock:
"E, superando esse conceitual da antiga Psicologia social, a nova irá propor, como conceitos básicos de análise, a atividade, a consciência e a identidade, que são as propriedades ou características essenciais do homem e expressam o movimento humano. Esses conceitos e concepções foram e vêm sendo desenvolvidos por vários autores. Citamos, entre eles: Vigotski, Alexis Leontiev e Luria, autores soviéticos que produziram até a década de 60; Silvia Lane e Antônio Ciampa, que são brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP.
ATIVIDADE
É a unidade básica fundamental da vida do sujeito material. É através da atividade que o homem se apropria do mundo, ou seja, é a atividade que propicia a transição daquilo que está fora do homem [pg. 142] para dentro dele. Pense na criança, onde isso tudo fica mais evidente. Ela se apropria do mundo engatinhando, andando ou percorrendo com os olhos o mundo circundante. Ela manuseia os objetos, desmonta-os (infelizmente, nós compreendemos isso, às vezes, como destruição), monta-os, balança, lambe, ouve, vê, enfim, do ponto de vista da Psicologia social, coloca-os para dentro de si, transforma-os em imagens e em idéias que passam a habitar seu mundo interno.
A prática humana, ou, como estamos chamando aqui, a atividade humana, é a base do conhecimento e do pensamento do homem. Estamos considerando que os indivíduos apresentam uma necessidade de manter uma relação ativa com o mundo externo. Para existirmos, precisamos atuar sobre o mundo, transformando-o de acordo com nossas necessidades. Ao fazer isso, estamos construindo a nós mesmos.
(...)
CONSCIÊNCIA
A consciência humana expressa a forma como o homem se relaciona com o mundo objetivo. As aranhas constroem suas teias e reagem à vibração nelas produzida por insetos que ali ficam presos. Essa é a forma como as aranhas reagem ao mundo externo. As abelhas, os pássaros, os peixes e todos os animais apresentam uma maneira específica de relação com o mundo. O homem também apresenta o seu modo de reagir ao mundo objetivo: ele o compreende, isto é, transforma-o em idéias e imagens e estabelece relações entre essas informações, de modo a compreender o que se produz na realidade ambiente. A consciência é, assim, um certo saber. Nós reagimos ao mundo compreendendo-o, "sabendo-o".
(...)
A mudança nas situações sociais, a mudança na história de vida e nas relações sociais determinam um processar contínuo na definição de si mesmo.
(...)
Identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si.
Este conceito supera a compreensão do homem enquanto conjunto de papéis, de valores, de habilidades, de atitudes etc., pois compreende todos estes aspectos integrados o homem como totalidade e busca captar a singularidade do indivíduo, produzida no confronto com o outro."
Fonte: "Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia" (Bock, Furtado e Teixeira)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) consciência é a manifestação das capacidades místicas do cérebro humano.
Falso. Conforme vimos acima, para a Psicologia Social a consciência "expressa a forma como o homem se relaciona com o mundo objetivo".
b) prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
c) sociedade se constitui por um conjunto de papéis e de expectativas a serem atendidas.
Falso. Essa afirmativa, em si, não é necessariamente incorreta. Contudo, não está de acordo com o texto utilizado como referência.
d) mudança nas situações sociais impede o processo contínuo de edificação do homem.
Falso. Essa afirmativa também não está de acordo com um posicionamento da Psicologia Social, que, com base no texto acima, está relacionada com a transformação social.
e) organização social precisa ser garantida pelo respeito às normas e aos padrões sociais.
Falso. A Psicologia Social, com base no texto acima, está relacionada com a transformação social.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
Deixe um comentário