As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia:
- A) A organização em âmbito nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema descentralizado e participativo.
- B) A reorganização de projetos, programas, serviços e benefícios de assistência social.
- C) Um processo democrático e participativo de âmbito nacional, que envolve amplo debate com representações de diversos segmentos da sociedade.
- D) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
Gabarito: Letra D
As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia:
A questão está baseada no seguinte texto:
"1.1 SUAS, território, vulnerabilidade social e risco pessoal e social
As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia a análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população."
Fonte: "Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS" (Brasil)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
Esse é um tipo de questão que a banca utiliza o texto literal que completa a frase "Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia _____________".
A alternativa que completa essa lacuna é a Letra D, conforme vimos no trecho supracitado.
As outras alternativas são citações aleatórias feitas pela banca. Não há erro nas frases em si, o que torna as alternativas erradas é que elas não citam o texto exato que vimos acima.
a) A organização em âmbito nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema descentralizado e participativo.
b) A reorganização de projetos, programas, serviços e benefícios de assistência social.
c) Um processo democrático e participativo de âmbito nacional, que envolve amplo debate com representações de diversos segmentos da sociedade.
d) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
Deixe um comentário