Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A psicologia social, no início dos anos de 1960, foi atravessada por uma crise que questionava seu caráter teórico e ideológico, colocando em xeque tanto sua metodologia quanto as teorizações utilizadas.

(Neiva & Torres, 2011, p. 33.)

O contexto da Psicologia Social no Brasil, explicitado anteriormente, se deve:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Ao fato de muitos considerarem não haver na psicologia uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas.

Gabarito Letra C

O contexto da Psicologia Social no Brasil, explicitado anteriormente, se deve:

Vamos ver mais um pedaço do trecho que a questão utilizou:

“A psicologia social, no início dos anos de 1960, foi atravessada por uma crise que questionava seu caráter teórico e ideológico, colocando em cheque tanto sua metodologia como as teorizações utilizadas, pois muitos consideravam que a psicologia não havia desenvolvido uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas. Sua teorização era centrada, segundo Krüger (1986), no cognitivismo (relevo aos fatores cognitivos do indivíduo), no experimentalismo como método de pesquisa, no individualismo (ou seja, na análise dos fenômenos sociais a partir da perspectiva do indivíduo), no etnocentrismo (já que este modelo de indivíduo era o estabelecido na cultura norte -americana), no uso de microteorias (ou seja, na investigação de microespaços do social) e, finalmente, na perspectiva a -histórica, já que o “homem” considerado nesses estudos seria um ser humano presente em todos os tempos e espaços. Essa crise teórica, de caráter internacional, residiu principalmente nas dúvidas sobre o método experimental e sobre sua adequação à complexidade e às exigências do objeto de estudo, pois as regras do comportamento humano, contrariamente às das ciências naturais, não podem ser estabelecidas definitivamente, uma vez que elas se alteram em função das circunstâncias culturais e históricas.”


a)  Às demandas desenvolvimentistas que se tornavam cada vez mais prementes no país.
b)  À fundamentação teórica sólida e fortemente ancorada no individualismo e a metodológica no experimentalismo.
c)  Ao fato de muitos considerarem não haver na psicologia uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas.
d)  Ao direcionamento político que sustentava crenças de que um parque industrial forte proporcionaria a qualidade de vida do Brasil dada a ênfase no setor educacional.

A afirmativa que completa corretamente o trecho é a Letra C

 

Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *