Foi uma referência para o ensino da psicologia social e bibliografia constante nos anos 1970 e 1980 nas disciplinas de graduação da psicologia social:
- A) Ana M Bahia Bock.
- B) Arthur Ramos.
- C) Helmuth Krüger.
- D) Aroldo Rodrigues.
- E) Virgínia Leone Bicudo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Aroldo Rodrigues.
Foi uma referência para o ensino da psicologia social e bibliografia constante nos anos 1970 e 1980 nas disciplinas de graduação da psicologia social:
Segundo Gouveia (2015):
“Durante anos, inclusive nas décadas de 1970 e 1980, os trabalhos de Aroldo Rodrigues tiveram reconhecimento amplo. Seu livro Psicologia social, que completou 40 anos em 2012 foi referência em muitas universidades, tendo sido traduzido para o espanhol e utilizado em diversos países. [...] Sobre esta conjuntura, (Molon 2001) reconhece Aroldo Rodrigues como "o principal representante da Psicologia Social fundamentada no positivismo e o grande opositor da Psicologia Social crítica." (p. 46).”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “D” (Aroldo Rodrigues) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação ao autor que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Gouveia, V. V. (2015). Psicologia Social como Ciência e Prática: O que Pensam Pesquisadores Brasileiros?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 491-500.
Deixe um comentário