No livro As raízes da psicologia social moderna, Robert M. Farr diz:
“O modelo de exportação de psicologia social dos EUA, durante o período moderno, foi a forma dominante de psicologia social psicológica. Os americanos, após a guerra, desempenharam um papel central na reconstrução das universidades, tanto na Alemanha como no Japão. A psicologia social que eles ajudaram a estabelecer ali foi uma forma psicológica, e não sociológica, da disciplina. Os americanos desempenharam também um papel importante na Europa, ao ajudar a constituir o que é hoje a Associação Europeia de Psicólogos Sociais Experimentais.”
Assinale a alternativa correta.
- A) Robert M. Farr está falando da influência que a psicologia social psicológica exerceu na própria origem da psicologia.
- B) A reconstrução das universidades na Alemanha e no Japão foi uma estratégia geopolítica de dominação dos EUA que foi apoiada pela psicologia social americana.
- C) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
- D) A psicologia social americana é somente um modelo de exportação e, internamente, prevalece a psicologia social sociológica.
- E) A psicologia social moderna se inicia com a revolução produzida pelos americanos, de caráter cognitivista e completamente ligada à corrente das ciências cognitivas inaugurada por Charles Sanders Peirce.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
Gabarito Letra C
No livro As raízes da psicologia social moderna, Robert M. Farr diz:
Assinale a alternativa correta.
a) Robert M. Farr está falando da influência que a psicologia social psicológica exerceu na própria origem da psicologia.
Errado. A psicologia como um todo é anterior a psicologia social.
b) A reconstrução das universidades na Alemanha e no Japão foi uma estratégia geopolítica de dominação dos EUA que foi apoiada pela psicologia social americana.
Errado. Não é possível fazer essa inferência.
c) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
Certo!
“Após a segunda guerra mundial a psicologia social obteve um grande impulso nos Estados Unidos e segundo um dos mais importantes historiadores da psicologia social naquele país, ou seja, Allport: a psicologia social seria um fenômeno tipicamente norte-americano. A migração dos psicólogos da gestalt, da Áustria e da Alemanha para os Estados Unidos em função dos nazistas, foi uma das fontes de inspiração para a psicologia social norte-americana e uma das causas responsáveis pela sua individualização. As raízes deste campo conceitual devem ser buscadas na fenomenologia; filosofia claramente distinta do positivismo que vai inspirar nos Estados Unidos uma psicologia, no período entre as duas guerras mundiais. Os psicólogos da gestalt não tinham se defrontado com o behaviorismo até que chegassem a este país e foi desse conflito entre duas filosofias rivais (fenomenologia e positivismo), que a psicologia social surgiu nos Estados Unidos, na forma característica que se deu. A crise na psicologia social moderna teve início na década de 60. árias críticas vão ser apresentadas a proposta de se acumular dados de pesquisa para em seguida se chegar à formulação de teorias globalizadoras. Estes questionamentos irão caracterizar "a crise da psicologia social moderna". Vários outros questionamentos serão apresentados à psicologia social norte-americana, no entanto, é na Europa que estas críticas são mais incisivas e contundentes. A denúncia do seu caráter ideológico e mantenedor da ordem social estabelecida passa a ser objeto de reflexão para os psicólogos sociais em geral. Na América Latina, a psicologia social reproduzia os conhecimentos desenvolvidos nos Estados Unidos e na Europa.”
d) A psicologia social americana é somente um modelo de exportação e, internamente, prevalece a psicologia social sociológica.
Errado. A psicologia social que se fazia dentro dos EUA também seguia o modelo psicológico.
e) A psicologia social moderna se inicia com a revolução produzida pelos americanos, de caráter cognitivista e completamente ligada à corrente das ciências cognitivas inaugurada por Charles Sanders Peirce.
Errado. O que a questão está trazendo é justamente o início da crise da psicologia social moderna. Essa psicologia nasceu do conflito entre a fenomenologia e o positivismo.
Nosso gabarito é Letra C.
Deixe um comentário