Sobre a Psicologia Social, jugue os itens a seguir.
I. A Psicologia Social enfrentou uma profunda crise na década de 1970, o que resultou na construção de vertentes críticas, dentre as quais o Construcionismo Social, de Kenneth J. Gergen.
II. A Psicossociologia é uma corrente de origem francesa, que surge no pós-guerra e que visa atuar nos processos sociais a partir da pesquisa-ação com base no marxismo e na psicanálise.
III. A Psicologia Social no Brasil teve um grande impulso com a publicação, em 1984, do livro Psicologia Social: o homem em movimento, organizado por Silvia T. M. LANE e Wardeley CODO.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas o item III está certo.
- D) Nenhum item está certo.
- E) Todos os itens estão certos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.
CORRETA. Kenneth J. Gergen inaugura na Psicologia Social o chamado “Construcionismo Social”. Considerando isto, acompanhe o que menciona Fernandes (2021, p.31):
“O artigo de Gergen é importante por ser comumente aceito como marco de surgimento do Construcionismo Social no campo da psicologia, fazendo do seu autor importante referência naquele momento inicial. Ainda que ele até a atualidade esteja produzindo vasta bibliografia que agrega e transforma pressupostos trabalhados no artigo sob nosso escrutínio, as reflexões que serão arroladas são fundamentais para pensarmos sobre a produção de conhecimento na psicologia social no contexto estadunidense dos anos 1970 e, após essa digressão, termos mais elementos para questionar o que ainda se traz de limitação dessa época e se as potencialidades seguem com a vivacidade de produzir novos futuros.”
CORRETA. Corroborando o que traz o item Braz & Cols. (2020) citam o seguinte concernente a respeito da origem da Psicossociologia:
“A psicossociologia remete a um campo de escuta, implicação e mudança. Ao enfatizar as histórias de vida e trajetórias sociais, busca-se atuar no nível das emoções e dos processos sociais, com base em uma escuta clínica do social, favorecedora da construção coletiva de sentido. Desenvolvida na França, sob a égide da pesquisa-ação a psicossociologia surgiu no pós-guerra, em um contexto intelectual marcado pelo marxismo e pela psicanálise.”
CORRETA. As informações trazidas pela proposição refletem a menção feita por Bock et al. (2007), confira:
“No final dos anos 70 Sílvia e seus orientandos realizaram, uma intensa discussão teórico-metodológica no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, formalizando e sistematizando o processo de revisão metodológica da Psicologia Social. [...] Mas, é com a (re)descoberta de Vigotski, Luria e Leontiev que se tornou possível o salto de qualidade que levou à fundamentação das categorias básicas do psiquismo: a consciência, a atividade e a identidade, que foi levado ao público através da principal obra do período: Psicologia Social: O homem em movimento, organizado por Sílvia Lane e Wanderley Codo em 1984.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que TODOS OS ITENS ESTÃO CERTOS, portanto, LETRA “E”.
________________
Fonte consultada:
Bock, A. M. B., Ferreira, M. R., Gonçalves, M. D. G. M., & Furtado, O. (2007). Sílvia Lane e o projeto do" Compromisso Social da Psicologia". Psicologia & Sociedade, 19, 46-56.
Fernandes, T. R. (2021). Revisitar o passado para criar o futuro:: contribuições de Kenneth J. Gergen para a Psicologia Social em crise nos anos de 1970. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(71), 30-42.
Braz, M. V., Casadore, M. M., & Hashimoto, F. (2020). Intervenção em Psicossociologia: a construção da escuta e a implicação nas organizações. Psicologia em Estudo, 25.
Deixe um comentário