Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Neto e Gunther (2015), os mecanismos psicológicos subjacentes ao ato de justificar os comportamentos infracionais são estudos de algumas teorias da psicologia social. Assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) As justificativas são atribuídas para reduzir o desconforto interno, sobretudo na percepção de comportamentos aceitáveis.

Gabarito Letra A

Segundo Neto e Gunther (2015), os mecanismos psicológicos subjacentes ao ato de justificar os comportamentos infracionais são estudos de algumas teorias da psicologia social. Assinale a alternativa incorreta.
a)  As justificativas são atribuídas para reduzir o desconforto interno, sobretudo na percepção de comportamentos aceitáveis.

Errado. Comportamentos aceitáveis não exigem tantas justificativas, são os comportamentos inaceitáveis que causam mais desconforto interno.


b)  As pessoas têm a tendência de explicar o comportamento infrator e atribuir causas a ele, segundo a teoria de atribuição da causalidade.

Certo! A teoria da atribuição busca entender essa tendência.


c)  A teoria social cognitiva considera que as pessoas se comportam da maneira que lhes proporcionem satisfação pessoal, evitando violar padrões morais.

Certo! Esse padrão de comportamento visa maior conforto emocional.


d)  No contexto do trânsito, estudos indicam a justificativa de causas e determinantes situacionais para explicar seus comportamentos, mesmo que não condigam com a realidade.

Certo! Os indivíduos buscam essas justificativas buscando lidar com a dissonância cognitiva.


e)  O desengajamento moral pode fazer com que o condutor busque tornar pessoais e socialmente aceitáveis as práticas prejudiciais no trânsito.

Certo! Se o indivíduo não tem um senso moral forte, ele pode buscar relativizar práticas prejudiciais ao coletivo no trânsito mas que de alguma forma o beneficie.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *