Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero
- A) sempre estarão sujeitas aos jogos de saber/poder, dado que as formas de resistência não têm vigor suficiente para suplantar as formas de dominação.
- B) são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.
- C) se dão no âmbito individual e privado, e é nesse contexto que deverão ser problematizadas, compreendidas e resolvidas.
- D) estão relacionadas a formas cristalizadas de dominação praticamente inalteráveis, tomadas como verdade naturalmente legitimada no nível inconsciente.
- E) estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação, mas que é passível de modificação pela cultura.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.
Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Outro ponto importante da perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação é que a verdade é construída como uma rede discursiva que emerge nas relações sócio-históricas e é por essas alçada ao estatuto de regime de verdade. Assim sendo, as relações de gênero não estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação. Elas são constituídas nos jogos de saber-poder em que estamos imersos, os quais produzem nossos corpos e as formas que assumem as relações. É nessa direção que podemos compreender as condições políticas da emergência dos regimes de verdade, o que os sustenta hoje e a maneira como reiteram sua naturalização (Foucault, 1984/1994)."
Fonte: "Articulações entre gênero e raça/cor em situações de violência de gênero" (Silveira et al.)
Com isso, encontramos a perspectiva de Foucault na Letra B.
a) sempre estarão sujeitas aos jogos de saber/poder, dado que as formas de resistência não têm vigor suficiente para suplantar as formas de dominação.
b) são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.
c) se dão no âmbito individual e privado, e é nesse contexto que deverão ser problematizadas, compreendidas e resolvidas.
d) estão relacionadas a formas cristalizadas de dominação praticamente inalteráveis, tomadas como verdade naturalmente legitimada no nível inconsciente.
e) estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação, mas que é passível de modificação pela cultura.
Deixe um comentário