A Psicologia Comunitária veio questionar a Psicologia Social tradicional, a qual se preocupava com questões de conduta, ajustamento social, atitudes, estereótipo e as relações interpessoais, sem vinculá-los a seus contextos histórico-culturais. É/São objetivo(s) da Psicologia Comunitária:
- A) realizar pesquisa etnográfica e prática assistencialista voltadas para o desenvolvimento humano e mudanças da realidade psicossocial.
- B) o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.
- C) evidenciar aos participantes quanto o indivíduo está conectado ao seu meio social, de modo que ele se sinta parte dele, visando elaboração da relação-inserção.
- D) realizar atendimento psicológico individual nas comunidades carentes caracterizadas por relações de dominação e exclusão social.
- E) proporcionar a psico-higiene, qualidade de vida para as pessoas que estão na comunidade, considerando a história, os objetivos, as regras e as pessoas que a compõe.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.
Gabarito: Letra B.
A Psicologia Comunitária veio questionar a Psicologia Social tradicional, a qual se preocupava com questões de conduta, ajustamento social, atitudes, estereótipo e as relações interpessoais, sem vinculá-los a seus contextos histórico-culturais. É/São objetivo(s) da Psicologia Comunitária:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Na América Latina, a expressão “Psicologia Comunitária” é empregada desde 1975, com o objetivo de se fazer uma nova Psicologia Social, a partir da preocupação de alguns psicólogos de distintos países latino-americanos com os escassos resultados sociais da Psicologia Social tradicional e por haver uma grande necessidade de superar os graves problemas sócio-econômicos que ainda hoje afetam a região (Abib Andery, 1984; Montero, 1994; Quintal de Freitas, 1996).
Frente à Psicologia Social tradicional que se preocupava com estudos de grupos, questões específicas da conduta, o ajustamento social, as atitudes, o estereótipo, as relações interpessoais etc. (Leyens, 1979), sem vinculá-los a seus contextos históricos-culturais, enquanto base de descrição e explicação dos dados, como também sem questionar o papel da ideologia e das relações de classe (Lane, 1981, 1984; Serrano García e Rivera Medina, 1991), surgiu um movimento no próprio interior da Psicologia Social questionando essas posturas e concepções.
(...)
Diante de todo esse debate, consideramos que a Psicologia Comunitária está centrada em dois grandes modelos: o do desenvolvimento humano e o da mudança social (busca de alternativas sócio-políticas), os quais partem de uma visão positiva da comunidade e das pessoas. Nesses modelos está presente o reconhecimento da capacidade do individuo e da própria comunidade de serem responsáveis e competentes na construção de suas vidas, bastando para isso a existência de certos processos de facilitação social baseados na ação local e na conscientização."
Fonte: "Psicologia Comunitária. Universitas Ciências da Saúde - vol.01 n.02 - pp.277-297" (Góis)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) realizar pesquisa etnográfica e prática assistencialista voltadas para o desenvolvimento humano e mudanças da realidade psicossocial.
Falso. O assistencialismo não é objetivo da Psicologia Comunitária.
b) o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
c) evidenciar aos participantes quanto o indivíduo está conectado ao seu meio social, de modo que ele se sinta parte dele, visando elaboração da relação-inserção.
Falso. O sujeito, nessa perspectiva, é considerado um sujeito social. Mas essa alternativa não cita um objetivo da Psicologia Comunitária.
d) realizar atendimento psicológico individual nas comunidades carentes caracterizadas por relações de dominação e exclusão social.
Falso. A Psicologia Comunitária rompe com o modelo clínico individual.
e) proporcionar a psico-higiene, qualidade de vida para as pessoas que estão na comunidade, considerando a história, os objetivos, as regras e as pessoas que a compõe.
Falso. O termo psico-higiene foi muito utilizado por Bleger nos textos sobre psicologia institucional.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
Deixe um comentário