São crenças a propósito de características, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem.
- A) Cognição.
- B) Estereótipo.
- C) Conformismo.
- D) Discriminação
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Estereótipo.
Gabarito Letra B
São crenças a propósito de características, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem.
a) Cognição.
Errado. A cognição é uma função psicológica que não necessariamente é rígida e simplificadora.
b) Estereótipo.
Certo! A questão traz é a definição de esterótipo.
“Podemos definir estereótipo como o conjunto de crenças e opiniões segundo as quais certos indivíduos possuem determinadas características simplesmente por pertencerem a um determinado grupo. Os estereótipos são crenças a propósito de caraterísticas, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem. Exemplos de estereótipos: “os futebolistas têm pouca cultura”; “o lugar da mulher é na cozinha”; “as loiras são burras”; “os alentejanos são preguiçosos”; “os médicos são dedicados”, etc.”
c) Conformismo.
Errado. O conformismo é uma tendência a aceitar uma situação incômoda.
d) Discriminação
Errado. A discriminação é a ação de excluir alguém por alguma característica, que pode estar relacionada com o estereótipo.
“A Discriminação é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
A discriminação designa o comportamento dirigido aos indivíduos visados pelo preconceito. Assim, na base da discriminação está o preconceito, que, sendo uma atitude sem fundamento, injustificada, dirigida a grupos e aos seus membros, geralmente desfavorável, pode conduzir à discriminação.
Não se pode confundir discriminação com preconceito: enquanto este é uma atitude, a discriminação é o comportamento que decorre do preconceito. Esquematizando:
O tipo de discriminação está ligado com o preconceito que lhe está subjacente: • O preconceito racial conduz, geralmente, à discriminação das pessoas por pertencerem a raças diferentes; • Um preconceito religiosos leva à discriminação de pessoas que professam uma dada religião; • O preconceito sexista conduz à discriminação das mulheres, etc…
“
Nosso gabarito é Letra B.
Deixe um comentário