Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto a atuação do profissional da psicologia no CRAS, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.

II. As ações do profissional devem acontecer de modo elitista, fragmentadas e paralelas à aos outros profissionais da organização.

III. Por meio de atuação interdisciplinar pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando a forma de trabalho individual.

IV. Deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários, colegas e com o público.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas I e IV estão corretas.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Essa inserção profissional deve estar calcada numa visão crítica da Assistência Social e em um compromisso com as urgências da sociedade brasileira. Ela parte da perspectiva da Assistência Social como política de Seguridade Social. Essa perspectiva exige que ela deixe de ser tratada de forma secundária ou fragmentada, quer no conjunto da ação federal, estadual ou municipal, quer no orçamento público, na própria gestão dos órgãos, ou no entendimento dos atores institucionais e da sociedade.

 

A partir desses compromissos éticos, entende-se que a atuação dos psicólogos e psicólogas no Suas deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social (CFP/CEFESS, 2007).

 

Além disso, aponta-se para a importância da Psicologia na construção de espaços de organização social e familiar de modo a contribuir para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.

 

Nesse sentido, a atuação do psicólogo e da psicóloga deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo (BRASIL, 2004).

 

Atualmente, profissionais da Psicologia compõem obrigatoriamente as equipes de referência básica e especial do Suas. Conforme a Resolução CNAS no 17/2011, somos uma categoria responsável, ao lado de outras profissões, para o desenvolvimento da Política de Assistência Social.

(...)

Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar. As ações devem ser integradas com outros (as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."

 

Fonte: "Como os psicólogos e as psicólogas podem contribuir para avançar o sistema único de assistência social (SUAS) - informações para gestoras e gestores" (CFP)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  Apenas I, II e III estão corretas.
b)  Apenas II, III e IV estão corretas.
c)  Apenas I e IV estão corretas.
d)  Todas estão corretas.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *