Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o CRAS, analise as assertivas e assinale a alternativa incorreta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Organiza a proteção especial de baixa complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"- elege como unidade de intervenção a família, objetivando romper com as tradicionais segmentações de seus usuários (crianças, adolescentes, mulheres, idosos etc.);

 

- elege o CRAS como unidade pública estatal de proteção social básica, localizado em territórios de vulnerabilidade social, com a função de organizar, coordenar e executar as provisões de proteção social básica;

(...)

- organiza a proteção especial de alta complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.

(...)

 

Na lógica da PNAS e do SUAS, além de ser uma unidade pública, o CRAS tem de atuar na produção de uma gestão territorial que aproxime e integre as atenções de proteção à família e ao cidadão ao conjunto dos serviços públicos e das redes socioassistenciais e comunitárias de sua área de abrangência. No CRAS, ganham centralidade a família, o cidadão e a coletividade, percebidos como sujeitos estratégicos na proteção social e na construção da cidadania."

 

Fonte: "CRAS: Marcos Legais" (Governo de SP)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.

 

a)  Organiza a proteção especial de baixa complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.

 

b)  Nessa organização, ganham centralidade a família, o cidadão e a coletividade, percebidos como sujeitos estratégicos na proteção social e na construção da cidadania.

 

c)  Unidade pública estatal de proteção social básica, localizada em territórios de vulnerabilidade social, com a função de organizar, coordenar e executar as provisões de proteção social básica.

d)  Elege como unidade de intervenção a família, objetivando romper com as tradicionais segmentações de seus usuários.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *