O jovem em situação de vulnerabilidade social é aquele que não possui acesso às políticas públicas disponíveis à sociedade civil, em um processo que leva à exclusão social. Acerca do Protagonismo Juvenil, assinale a alternativa correta.
- A) O jovem deve ser retirado da comunidade onde vive, pois as carências desta podem fazer com que o adolescente assuma um Protagonismo Negativo.
- B) A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece as crianças e os adolescentes como cidadãos e pessoas em desenvolvimento, priorizando aqueles que apresentam uma situação de marginalidade e delinquência.
- C) Baseia-se nas políticas assistencialistas da década de 80.
- D) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
- E) Representa um contraponto à exclusão social, representando um método de educação para a cidadania, em que a família do jovem ocupa a posição central, visto que o adolescente ainda não possui condições para tomar suas próprias decisões.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
O jovem em situação de vulnerabilidade social é aquele que não possui acesso às políticas públicas disponíveis à sociedade civil, em um processo que leva à exclusão social. Acerca do Protagonismo Juvenil, assinale a alternativa correta.
a) O jovem deve ser retirado da comunidade onde vive, pois as carências desta podem fazer com que o adolescente assuma um Protagonismo Negativo.
Não é preciso sair da comunidade para construir o protagonismo juvenil.
Assertiva Falsa.
b) A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece as crianças e os adolescentes como cidadãos e pessoas em desenvolvimento, priorizando aqueles que apresentam uma situação de marginalidade e delinquência.
O ECA abrange todas as crianças e adolescentes, sem priorizar a situação de marginalidade e delinquência.
Assertiva Falsa.
c) Baseia-se nas políticas assistencialistas da década de 80.
Segundo Costa, no artigo "Protagonismo Juvenil: adolescência, juventude e participação democrática", o protagonismo juvenil não se baseia no assistencialismo.
"O protagonismo juvenil é uma forma de atuação com os jovens, a partir do que eles sentem e percebem da sua realidade. Não se trata de uma atuação para os jovens, muito menos de uma atuação sobre os jovens. Portanto, trata-se de uma postura pedagógica visceralmente contrária a qualquer tipo de paternalismo, assistencialismo ou manipulação"
Assertiva Falsa.
d) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
Essa afirmativa está de acordo com o artigo "A juventude e as exigências de profissionalização frente ao Maranhão industrializado" Macedo et al.. Veja:
"O rap, o hip-hop e o funk, emergiram em todo o país, o que fortaleceu os espaços de convivência dos grupos de jovens, favorecendo a sua mobilização social e política e se constituindo de espaços singulares no exercício da formação da identidade desses jovens (Iulianelli, 2003; Aquino, 2009). Quiroga (2005) e Alves (2005) apontam que, no Brasil, especificamente o movimento hip-hop, em que inicialmente os jovens se organizavam para construir uma nova forma de lazer, se constituiu de um movimento fundamental no protagonismo juvenil contra a violência urbana que veio assolando a juventude brasileira na década de 1990."
Assertiva Correta.
e) Representa um contraponto à exclusão social, representando um método de educação para a cidadania, em que a família do jovem ocupa a posição central, visto que o adolescente ainda não possui condições para tomar suas próprias decisões.
No protagonismo juvenil é o jovem que ocupa a posição central, não a família.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário