Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Constitui(em) prática(s) do psicólogo do SUAS com relação à população jovem:
I. priorizar, no trabalho com os adolescentes e jovens aos quais se atribua a prática do ato infracional, um olhar de vitimização, pois muitas vezes o sujeito é vítima de seu contexto social.
II. contextualizar o ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como aos vínculos comunitários e familiares.
III. realizar suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, evitando a responsabilização.
IV. propor trabalhos em grupo com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mas realizar também o atendimento psicoterápico individual, quando julgar necessário.
- A) Apenas I, II e III.
- B) Apenas II e IV.
- C) Apenas II e III.
- D) Apenas IV.
- E) Apenas II.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Apenas II.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Constitui(em) prática(s) do psicólogo do SUAS com relação à população jovem:
I. priorizar, no trabalho com os adolescentes e jovens aos quais se atribua a prática do ato infracional, um olhar de vitimização, pois muitas vezes o sujeito é vítima de seu contexto social.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)":
"O acompanhamento de adolescentes e jovens aos quais se atribuam a prática do ato infracional requer do profissional de Psicologia a capacidade de assimilação de conteúdos que estão no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), e de articulação com o Sistema de Garantia de Direitos. É importante ressaltar que a indicação da e do profissional de psicologia contribui de forma significativa na construção de estratégias junto às equipes de referência do serviço."
Assertiva Falsa.
II. contextualizar o ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como aos vínculos comunitários e familiares.
Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP. Veja:
"A Psicologia trabalha com contextualização do ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como os vínculos comunitários e familiares, trazidos primordialmente na visão do adolescente ou jovem. A realização do ato infracional está ligada às suas vivências e referenciais, fazendo- se mais do que necessária a valorização da sua fala e percepções frente ao contexto, bem como em relação à própria medida socioeducativa."
Assertiva Correta.
III. realizar suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, evitando a responsabilização.
Essa afirmativa distorce o texto do CFP. Veja:
"Psicólogas e psicólogos no serviço de medidas socioeducativas realizam suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, compreendendo que cada sujeito tem características e possibilidades de responsabilização, contrapondo-se a um cumprimento meramente burocrático e verticalizado, e apoiando a construção da medida socioeducativa no intuito de fortalecer a autonomia e transformação do adolescente ou jovem."
Assertiva Falsa.
IV. propor trabalhos em grupo com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mas realizar também o atendimento psicoterápico individual, quando julgar necessário.
Nesse contexto, a psicoterapia individual não faz parte das atividades do Psicólogo. Observe o que diz o CFP:
"O campo de atuação profissional consiste na Política Pública de Assistência Social, no qual a psicoterapia não é uma oferta de serviços."
Assertiva Falsa.
Portanto, a única afirmativa correta é a II. Encontramos a resposta na Letra E.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas IV.
e) Apenas II.
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