Sobre reabilitação e reinserção psicossocial, assinale a alternativa correta.
- A) A reabilitação deve ser pensada como uma prática de cuidado fora dos muros do hospital, porém longe do convívio familiar e comunitário, em instituições devidamente equipadas para o atendimento.
- B) Os termos reabilitação e reinserção psicossocial são claramente definidos e utilizados de maneira precisa. Assim, reabilitação consiste no processo de reconstrução das perdas e reinserção à capacitação para exercer o direito à cidadania.
- C) O programa “De volta para casa” tem como objetivo a reinserção social de pessoas com histórico de 2 meses de internação psiquiátrica, assegurando bem-estar social, proteção e auxílio-reabilitação.
- D) Reinserção social, ancorada nos princípios da reforma psiquiátrica, defende que o tratamento deve ocorrer no contexto de serviços substitutivos com base na criação de novos dispositivos no território, sem que o indivíduo saia do convívio familiar.
- E) Inclusão está dialeticamente ligada à exclusão, em que ocorre a exclusão precária social para, posteriormente, ocorrer a inclusão estruturada.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Reinserção social, ancorada nos princípios da reforma psiquiátrica, defende que o tratamento deve ocorrer no contexto de serviços substitutivos com base na criação de novos dispositivos no território, sem que o indivíduo saia do convívio familiar.
Gabarito Letra D
Sobre reabilitação e reinserção psicossocial, assinale a alternativa correta.
a) A reabilitação deve ser pensada como uma prática de cuidado fora dos muros do hospital, porém longe do convívio familiar e comunitário, em instituições devidamente equipadas para o atendimento.
Errado. Na reabilitação não se deve manter o indivíduo longe do convívio familiar e comunitário.
b) Os termos reabilitação e reinserção psicossocial são claramente definidos e utilizados de maneira precisa. Assim, reabilitação consiste no processo de reconstrução das perdas e reinserção à capacitação para exercer o direito à cidadania.
Errado. Eles não são bem definidos e muitas vezes são usados como sinônimos.
c) O programa “De volta para casa” tem como objetivo a reinserção social de pessoas com histórico de 2 meses de internação psiquiátrica, assegurando bem-estar social, proteção e auxílio-reabilitação.
Errado. O programa De volta pra casa é destinado a pessoas com longo histórico de internação psiquiátrica. Dois meses não é suficiente para enquadrar nesse critério.
d) Reinserção social, ancorada nos princípios da reforma psiquiátrica, defende que o tratamento deve ocorrer no contexto de serviços substitutivos com base na criação de novos dispositivos no território, sem que o indivíduo saia do convívio familiar.
Certo!
“O termo “reinserção social”, no âmbito do cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, é ancorado nos princípios da reforma psiquiátrica, que defende que o tratamento deve ocorrer no contexto de serviços substitutivos com base na criação de novos dispositivos no território (Dalla Vecchia & Martins, 2009). Nesse sentido, a reinserção social desponta como uma noção importante para pensar as novas práticas e o cuidado fora dos muros do hospital, sem excluir o sujeito do seu convívio familiar e comunitário (Frazatto & Sawaia, 2016).”
e) Inclusão está dialeticamente ligada à exclusão, em que ocorre a exclusão precária social para, posteriormente, ocorrer a inclusão estruturada.
Errado. A sociedade exclui de forma estrutural para depois “incluir” de forma precária.
“No que tange à noção de “inclusão social”, Sawaia (2014) entende que a inclusão e a exclusão estão intimamente relacionadas, em uma lógica dialética. Isto é, a exclusão só existe por causa da inclusão, uma vez que no modo de produção vigente constata-se que a sociedade exclui estruturalmente para depois incluir precariamente, o que provoca a ideia ilusória de inclusão.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Sanches, Laís Ramos, & Vecchia, Marcelo Dalla. (2018). REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE DROGAS: REVISÃO DA LITERATURA. Psicologia & Sociedade, 30, e178335. Epub November 14, 2018.https://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30178335
Deixe um comentário