Sobre inclusão e exclusão social, é correto afirmar que
- A) a desinserção está diretamente relacionada a situações sociais desfavoráveis, em que o sistema social define aqueles que têm ou não valor e utilidade social.
- B) desafiliação corresponde à ruptura de pertencimento e ausência completa de vínculos.
- C) a desqualificação social facilita a integração com o Estado, uma vez que este é convocado a criar políticas para a regulação do vínculo social.
- D) exclusão e pobreza são sinônimos de um mesmo fenômeno de desintegração social.
- E) a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.
Gabarito Letra E
Sobre inclusão e exclusão social, é correto afirmar que
a) a desinserção está diretamente relacionada a situações sociais desfavoráveis, em que o sistema social define aqueles que têm ou não valor e utilidade social.
Errado. Não há essa relação direta.
“A "desinserção": trabalhada por Gaujelac e Leonetti (1994) como algo que questiona a própria existência das pessoas enquanto indivíduos sociais, como um processo que é o inverso da integração. Não há uma relação imediata entre desinserção e situações sociais desfavoráveis, logo, não há relação imediata entre desinserção e pobreza. Estes autores buscam demonstrar o papel essencial da dimensão simbólica nos fenômenos de exclusão. Eles analisam os acontecimentos objetivos na esfera do emprego e do vínculo social, mas ressaltam os fatores de ordem simbólica, pois "é o sistema de valores de uma sociedade que define os "fora de norma " como não tendo valor ou utilidade social", o que conduz a tomar a desinserção como fenômeno identitário na "articulação de elementos objetivos e elementos subjetivos".
b) desafiliação corresponde à ruptura de pertencimento e ausência completa de vínculos.
Errado. Não corresponde a ausência completa de vínculos.
“A "desafiliação”: analisando as metamorfoses da questão social Robert Gastei cunha este conceito, significando uma ruptura de pertencimento, de vínculo societal. "Efetivamente, desafiliado é aquele cuja trajetória é feita de uma série de rupturas com relação a estados de equilíbrio anteriores, mais ou menos estáveis, ou instáveis". Estão aqui consideradas as populações com insuficiência de recursos materiais e também aquelas fragilizadas pela instabilidade do tecido relacionai, não somente em vias de pauperização mas de desafiliação, ou seja, perda de vínculo societal... "O que chamei de desafiliação não é o equivalente necessariamente a uma ausência completa de vínculos, mas à ausência de inscrição do sujeito em estruturas que têm um sentido"
c) a desqualificação social facilita a integração com o Estado, uma vez que este é convocado a criar políticas para a regulação do vínculo social.
Errado. A desqualificação é o inverso da integração.
“A desqualificação: processo relacionado a fracassos e sucessos da integração, a partir da obra de Paugam, o qual considera a pobreza como sendo de uma parte, "produto de uma construção sócia?' e de outra, "problema de integração normativa e funcional" de indivíduos, que passa essencialmente pelo emprego. A desqualificação social aparece como o inverso da integração social. O Estado é então convocado a criar políticas indispensáveis à regulação do vínculo social, como garantia da coesão social (Paugam, 1991, 1993).”
d) exclusão e pobreza são sinônimos de um mesmo fenômeno de desintegração social.
Errado. Considerar esses conceitos sinônimos é olhar só para a dimensão econômica.
“A ambigüidade inerente ao conceito de exclusão abre a possibilidade de suplantar os vícios do monolitismo analítico, que orientam as análises da desigualdade social. Grande parte dessas enfocam apenas uma de suas características em detrimento das demais, como as análises centradas no econômico, que abordam a exclusão como sinônimo de pobreza, e as centradas no social, que privilegiam o conceito de discriminação, minimizando o escopo analítico fundamental da exclusão, que é o da injustiça social. Analisar a ambigüidade constitutiva da exclusão é captarão enigma da coesão social sob a lógica da exclusão na versão social, subjetiva, física e mental.”
e) a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.
Certo!
“A naturalização do fenômeno da exclusão e o papel do estigma servem para explicitar, especificamente no caso da sociedade brasileira, a natureza da incidência dos mecanismos que promovem o ciclo de reprodução da exclusão, representado pela aceitação tanto ao nível social, como do próprio excluído, expressa em afirmações como "isso é assim e não há nada para fazer". “
Nosso gabarito é Letra E
Referência
SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.
Deixe um comentário