A Psicologia Social Comunitária apresenta duas vertentes. Qual dos seguintes constitui-se como um princípio da vertente latino-americana?
- A) Psicologia Social Comunitária relacionada aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental.
- B) Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de saúde mental, inspirados nos pressupostos da psiquiatria preventiva.
- C) Atenção aos problemas socioeconômicos, compreensão do homem construído sociohistoricamente, privilegiando trabalho em grupo e colaborando para a formação da consciência crítica e identidade.
- D) Extensão da clínica, Psicologia da Comunidade e tecnologia social, concebendo o psiquismo de seus membros e sua potencialização a partir das condições de vida da comunidade.
- E) Intervenções ampliadas à comunidade, fonte de problemas mentais e agente potencialmente terapêutico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Atenção aos problemas socioeconômicos, compreensão do homem construído sociohistoricamente, privilegiando trabalho em grupo e colaborando para a formação da consciência crítica e identidade.
Gabarito Letra C
A Psicologia Social Comunitária apresenta duas vertentes. Qual dos seguintes constitui-se como um princípio da vertente latino-americana?
a) Psicologia Social Comunitária relacionada aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental.
b) Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de saúde mental, inspirados nos pressupostos da psiquiatria preventiva.
c) Atenção aos problemas socioeconômicos, compreensão do homem construído sociohistoricamente, privilegiando trabalho em grupo e colaborando para a formação da consciência crítica e identidade.
d) Extensão da clínica, Psicologia da Comunidade e tecnologia social, concebendo o psiquismo de seus membros e sua potencialização a partir das condições de vida da comunidade.
e) Intervenções ampliadas à comunidade, fonte de problemas mentais e agente potencialmente terapêutico.
A psicologia comunitária não é uma extensão da clínica, sua questão central é o desenvolvimento do sujeito histórico, social e comunitário, e não as relações de saúde e doença.
Veja:
“A Psicologia comunitária, ou Psicologia social comunitária, para os latino-americanos, apresenta mudanças significativas em relação aos modelos anteriores. Para a Psicologia (social) comunitária, o homem deve ser compreendido como sociohistoricamente construído. Ela “utiliza-se do enquadre teórico da Psicologia social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual, orientada por preceitos eticamente humanos” (Freitas, 1996).”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Gonçalves, Mariana Alves, & Portugal, Francisco Teixeira. (2012). Alguns apontamentos sobre a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(spe), 138-153.
Deixe um comentário