São princípios e finalidades do psicólogo como participante da Assistência Social, EXCETO
- A) fortalecer os usuários como sujeitos de direitos, fortalecendo as políticas públicas.
- B) garantir os direitos sociais, tendo como princípios a impessoalidade, a universalidade, a economia e a racionalidade.
- C) compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, com práticas para categorizar, patologizar e quantificar os atendidos, englobando suas particularidades.
- D) a transformação social, com foco nas necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
- E) considerar os indivíduos de maneira indissociada dos aspectos histórico-culturais em que se encontram, visto que se constituem mutuamente.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, com práticas para categorizar, patologizar e quantificar os atendidos, englobando suas particularidades.
Gabarito Letra C
São princípios e finalidades do psicólogo como participante da Assistência Social, EXCETO
a) fortalecer os usuários como sujeitos de direitos, fortalecendo as políticas públicas.
Certo!
“A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão.”
b) garantir os direitos sociais, tendo como princípios a impessoalidade, a universalidade, a economia e a racionalidade.
Certo! Deve haver uma defesa incondicional dos direitos socioassistenciais.
c) compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, com práticas para categorizar, patologizar e quantificar os atendidos, englobando suas particularidades.
Errado. O psicólogo na assistência social não deve, de forma alguma, patologizar os atendidos.
“Dessa maneira, as práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem. Tais processos e recursos devem ser compreendidos de forma indissociada aos aspectos histórico-culturais da sociedade em que se verificam, posto que se constituem mutuamente”
d) a transformação social, com foco nas necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
Certo! Esse é o compromisso da psicologia social.
“O compromisso social da Psicologia foi construído com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país em diferentes projetos. Essa Psicologia valoriza a construção de práticas comprometidas com a transformação social em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.”
e) considerar os indivíduos de maneira indissociada dos aspectos histórico-culturais em que se encontram, visto que se constituem mutuamente.
Certo! Isso está descrito no trecho apresentado na letra C.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, 2007.
Deixe um comentário