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Sandra Jovchelovich, pesquisadora brasileira radicada na London School of Economics and Political Science, aponta que não há uma relação direta, uma correspondência perfeita entre o ser humano e o mundo. O objeto-mundo somente se torna um conhecido se não se der o trabalho de representá-lo. Faz parte, tanto da história humana ontogenética como da filogenética, dar-se esse trabalho: é um trabalho que leva tempo e é um trabalho duro, que envolve um processo intenso e apaixonado de coconstrução entre infante, aquele que lhe presta cuidados e o objeto-mundo (DUVEEN, 1997, 2001; VALSINER, 2000).

 

 

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) A autora discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana.

Gabarito Letra E

 

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

 

a)  A autora cita Valsiner por seu vínculo com a linha vygotskyana da psicologia histórico-cultural.

Errado. Não há referência Vygotsky na citação de Valsiner feita pela autora.

 

b)  O objeto-mundo mencionado pela autora representa um retorno à visão kantiana de estudo sobre o conhecimento, principalmente no que concerne à razão como critério central para a conduta humana.

Errado. O principal para representação segundo a autora é a comunicação.

“Esta não correspondência entre os seres humanos e o objeto-mundo está inscrita em nossa constituição biológica e seria uma bobagem ignorá-la. Qualquer Psicologia humana deve enfrentar o corporificação das estruturas psíquicas, até porque a gênese do pensamento e do saber se encontra na ação do corpo. Se nossa constituição biológica não fosse importante, qualquer organismo serviria para produzir um ser humano. Nós sabemos, contudo, que tentativas de ação comunicativa com alguns de nossos parentes genéticos mais próximos, os bononos, fracassaram em produzir uma forma distintamente humana de comunicação (SAVAGE,RUMBAUGH AND FIRLEDS, 2000; STRAYER, 2000). Ora, o biológico importa, e é a chave para entender a não-correspondência entre os seres humanos e o objeto-mundo. Mas a Psicologia deve avançar e dar conta daquilo que a Biologia sozinha não consegue explicar. Quando as fundações biológicas se complexificam pelo desenvolvimento de um sujeito que é tanto psicológico como social, a abrangência da explicação científica também dever ser levada adiante. A representação, enquanto fenômeno psicológico e social, é um conceito central nesta tarefa.

A representação é uma estrutura de mediação entre o sujeito-outro, sujeito-objeto. Ela se constitui enquanto trabalho, ou seja, a representação se estrutura através de um trabalho de ação comunicativa que liga sujeitos a outros sujeitos e ao objeto-mundo. Neste sentido pode-se dizer que a representação está imersa na ação comunicativa: é a ação comunicativa que a forma, ao mesmo tempo que forma em um mesmo e único processo, os participantes da ação comunicativa. A ação comunicativa envolve a linguagem assim como envolve ação de tipo não-discursivo; estas se manifestam nas práticas do cotidiano, nas instituições sociais e nas estruturas informais do mundo vivido (HABERMAS, 1988).”

 

c)  O objeto-mundo somente pode ser entendido como reflexo, como apontado por Gyorg Lukács em A Ontologia do Ser Social.

Errado. Como visto no enunciado, o objeto mundo pode ser conhecido quando há tentativa de representa-lo.

 

d)  Assim como Moscovici, Jovchelovich inspira-se na visão de Émile Durkheim sobre o conceito de representação, principalmente quando se trata da representação de mundo para o sujeito.

Errado. Moscovici é mais influenciado por Lévy-Bhrul que por Durkheim.

 

e)  A autora discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana.

Certo! Veja:

“Eu parto do conceito de representação e discuto a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana. Entender o processo representacional é importante porque ele ocupa um lugar central no processo de constituição dos saberes: não há saber que não deseje representar. Ao mesmo tempo, a análise da forma representacional enquanto estrutura dialógica permite a elucidação das relações sócio-culturais que se encontram na base da formação dos saberes. A forma da representação é tanto forma do saber como forma de constituição de um contexto sócio-cultural.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Referência

Jovchelovitch, Sandra. (2004). Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & Sociedade16(2), 20-31. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004

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