Com relação às várias vertentes teóricas da psicologia social, assinale a alternativa incorreta.
- A) A psicologia sócio-histórica está baseada na produção do autor russo Lev Vygotsky.
- B) A psicanálise está presente na psicologia social, na discussão sobre cultura.
- C) A psicologia social de cunho cognitivista estuda fenômenos como as atitudes e a dissonância cognitiva.
- D) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
- E) A teoria das representações sociais tem origem em uma pesquisa realizada por Serge Moscovici sobre a representação da psicanálise entre os franceses.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
Com relação às várias vertentes teóricas da psicologia social, assinale a alternativa incorreta.
a) A psicologia sócio-histórica está baseada na produção do autor russo Lev Vygotsky.
De acordo com Gomes et al.:
"Bock (2002) refere que a Psicologia como ciência surgiu no final do século XIX, a partir de duas vertentes: uma experimental e outra social. A perspectiva social traz consigo a tentativa de resolver questões dicotômicas como: natural x social; interno x externo; orgânico x psicológico.
Leontiev (2004) já afirmava que o problema do biológico e do social representaria um papel decisivo e desafiante para a Psicologia científica. É nesse cenário caracterizado pela crítica ao dualismo, pelo reconhecimento da complexidade e crescente necessidade da compreensão do fenômeno psicológico, que surge a perspectiva sócio-histórica no campo da Psicologia social, baseada na teoria histórico-cultural de Vygotsky"
Assertiva Correta.
b) A psicanálise está presente na psicologia social, na discussão sobre cultura.
Algumas vertentes da Psicologia Social têm a Psicanálise como referência. Essa afirmativa estaria incorreta se afirmasse que a psicanálise está presente em todas as abordagens da Psicologia Social.
Assertiva Correta.
c) A psicologia social de cunho cognitivista estuda fenômenos como as atitudes e a dissonância cognitiva.
Essa afirmativa aborda corretamente os fenômenos estudados pela psicologia social cognitiva ou norte-americana.
Veja o texto de Almeida:
"Podemos assinalar que a análise das atitudes se tornou um dos focos principais da psicologia social norte-americana (Reich & Adcock, 1976; Rodrigues, 1979). (...) Dentre algumas das principais teorias formuladas pela Psicologia social norte-americana, estão: a dissonância cognitiva e a de comparação social de Festinger, o princípio do equilíbrio e a teoria da atribuição da causalidade de Heider, a teoria da direção à simetria de Newcomb e a teoria da reatância psicológica de Brehm, dentre outras."
Assertiva Correta.
d) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
Essa é a afirmativa falsa. Observe o texto de Marra e Brito:
"O Construcionismo defendido por Vygotsky, Mead e outros estudiosos da Psicologia Social não deve ser confundido com o construtivismo de Piaget e da Psicologia do Desenvolvimento, que trata das estruturas cognitivas que as pessoas elaboram no decorrer de seu desenvolvimento psicológico (ARENDT, 2003)."
Assertiva Falsa.
e) A teoria das representações sociais tem origem em uma pesquisa realizada por Serge Moscovici sobre a representação da psicanálise entre os franceses.
De acordo com Osti et al.:
"A teoria das Representações Sociais originou-se na Europa, especificamente na França, com a publicação em 1961 do estudo de Moscovici intitulado La Psychanalyse: son image et son public, que chegou ao Brasil em 1978 com o título: A Representação Social da Psicanálise.
Moscovici iniciou seu trabalho pesquisando as representações dos franceses sobre a psicanálise. Seu interesse era observar como uma nova área do conhecimento humano, no caso a psicanálise, é constituída, analisando como ela se propaga e qual a imagem que uma população faz dela."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário