Como chamamos o comportamento rígido e cristalizado de uma pessoa no entendimento do outro?
- A) Respondente
- B) Fleumático
- C) Encoberto
- D) Estereótipo
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Estereótipo
Gabarito Letra D
Como chamamos o comportamento rígido e cristalizado de uma pessoa no entendimento do outro?
a) Respondente
Errado. Comportamentos respondentes são comportamentos reflexos, causados por estímulos do ambiente, como a salivação ao sentir cheiro de comida, por exemplo.
b) Fleumático
Errado. O temperamento fleumático se refere ao indivíduo sonhador, pacífico e dócil, que se subordina a determinados hábitos e tende a levar uma existência isenta de paixões.
c) Encoberto
Errado. Comportamento encoberto é o comportamento que não é observável diretamente.
d) Estereótipo
Certo! Veja:
“Pereira (2002) define estereótipos enfocando tanto o plano etimológico, em que o termo é formado pelas palavras gregas: stereos (rígidos) e túpos (traços) – que, fusionadas, tomaram uma conceituação própria –, quanto o plano histórico, em que há duas possibilidades: a que reputa a tipografia como responsável por sua origem e difusão, ao usá-lo para nomear um tipo de molde metálico próprio das oficinas tipográficas, que se caracterizava pela capacidade de produzir uma mesma impressão inúmeras vezes, sem que se desgastasse, surgindo daí, por analogia, o substantivo estereótipo para nomear algo que poderia ser repetido mecânica e insensivelmente; e a que indica a psiquiatria do século XIX como precursora do termo, utilizando estereotipia quando se referia à recorrência mecânica de gestos, posturas e/ou expressões verbais em pacientes acometidos de dementia praecox (SIEBRA, 2005). O estereótipo também pode ser definido como uma tendência à padronização, com a eliminação das qualidades e diferenças individuais, mediante uma generalização abusiva e uma simplificação extremada, as quais implicam uma distorção da realidade (SIEBRA, 2005). Ou como crenças generalizadas sobre os atributos ou características que definem um determinado grupo social – como, por exemplo, o dos depressivos –, que são transmitidas pela educação e associam-se a práticas sociais discriminativas (NERI, CACHIONI & RESENDE, 2002; RESENDE & NERI, 2009), tornando-se pertinente frisar que estereótipos são primariamente negativos, embora possam ser positivos, mas, mesmo esses, com efeito, não são vistos positivamente (NELSON, 2009).”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Gilca Bezerra Alves Siebra. Cognição, linguagem e estereótipos acerca de pessoas deprimidas: estudo em três categorias profissionais. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12780/1/Tese%20final.pdf
Deixe um comentário