De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, Caderno de Atenção Básica nº 18 – HIV/Aids, Hepatites e outras DST, o trabalho de equipe tem sido proposto com base na realidade da comunidade e orientado a partir dos conceitos- chave de risco e vulnerabilidade. Em relação a esses conceitos, assinalar a alternativa CORRETA:
- A) Vulnerabilidade social é a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.
- B) Risco está relacionado, principalmente, com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção.
- C) Vulnerabilidade individual diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais.
- D) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
Gabarito Letra D
De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, Caderno de Atenção Básica nº 18 - HIV/Aids, Hepatites e outras DST, o trabalho de equipe tem sido proposto com base na realidade da comunidade e orientado a partir dos conceitos- chave de risco e vulnerabilidade. Em relação a esses conceitos, assinalar a alternativa CORRETA:
Vamos ver o conceito de vulnerabilidade e risco, de acordo com o documento mencionado:
“O que é risco? É a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.Três dimensões principais de vulnerabilidade devem ser consideradas:
• A individual, que está relacionada, principalmente com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção. Por exemplo, a falta de informação de medidas educativas sobre as formas de transmissão e prevenção das DST/HIV, a pouca motivação ou sensibilização pessoal para aceitar que se encontra em situação(ões) de risco de infecção e o baixo poder de confiança ou estima para adotar medidas preventivas, como o uso sistemático de preservativos nas relações sexuais.
• A social, que diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais. As situações de pobreza, o desemprego, a falta de moradia, a baixa escolaridade, a violência, o preconceito e a discriminação expõem alguns grupos a situações de risco muito mais freqüentemente do que outros.
• A institucional, que se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não-governamentais e sociedade civil, buscando a integração desses serviços na promoção da saúde do indivíduo. Exemplos de vulnerabilidade institucional são serviços de saúde que não disponibilizam preservativo e a descentralização insuficiente da testagem antiHIV para os serviços de atenção básica.
Vejamos agora as alternativas:
a) Vulnerabilidade social é a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.
Errado. Essa é a vulnerabilidade individual.
b) Risco está relacionado, principalmente, com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção.
Errado. Nem sempre o risco está relacionado com comportamentos do indivíduo, como é possível perceber pelas dimensões da vulnerabilidade.
c) Vulnerabilidade individual diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais.
Errado. Essa é a vulnerabilidade social.
d) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
Certo!
Dessa forma, nosso gabarito é Letra D.
Fonte: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad18.pdf
Deixe um comentário