Nos últimos anos, a Assistência Social fortaleceu-se como política pública garantidora de direitos com os objetivos de proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. Considerando o saber-fazer Psicologia e o campo da Assistência Social no atendimento ao idoso, assinale a resposta correta.
- A) Na atualidade, as estatísticas apontam que a violência contra o idoso tem crescido significativamente ficando explícita a necessidade de promover ações destinadas à sua proteção básica. Com isso, o psicológico deve realizar atendimentos, que priorizem a institucionalização ao idoso, garantindo assim, as medidas de proteção previstas no Estatuto do idoso.
- B) O psicólogo contribui na elaboração de pareceres e relatórios, juntamente com o assistente social para o Ministério Público, que fornece subsídios para ações judiciais, apontando elementos importantes no que diz respeito ao idoso e sua família, sugerindo medidas de proteção previstas no Estatuto do Idoso.
- C) O atendimento técnico no CREAS deve ser realizado exclusivamente em domicílio. O tratamento domiciliar deve ser entendido como a principal estratégia do SUAS para prover cuidados básicos ao idoso. O tratamento domiciliar delimita territórios e fortalece vínculos familiares, superando possíveis contradições existentes em sua ralações.
- D) Torna-se fundamental a promoção de encontros informativos para construir plano de ação para facilitar o dia a dia da família e ampará-la na sua função de cuidadora, possibilitando um envelhecer menos digno e saudável e também evitando os meus tratos e abandono do idoso.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O psicólogo contribui na elaboração de pareceres e relatórios, juntamente com o assistente social para o Ministério Público, que fornece subsídios para ações judiciais, apontando elementos importantes no que diz respeito ao idoso e sua família, sugerindo medidas de proteção previstas no Estatuto do Idoso.
Gabarito Letra B
Nos últimos anos, a Assistência Social fortaleceu-se como política pública garantidora de direitos com os objetivos de proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. Considerando o saber-fazer Psicologia e o campo da Assistência Social no atendimento ao idoso, assinale a resposta correta.
a) Na atualidade, as estatísticas apontam que a violência contra o idoso tem crescido significativamente ficando explícita a necessidade de promover ações destinadas à sua proteção básica. Com isso, o psicológico deve realizar atendimentos, que priorizem a institucionalização ao idoso, garantindo assim, as medidas de proteção previstas no Estatuto do idoso.
Errado. A institucionalização do idoso é um recurso que só deve ser utilizado quando todos os outros já tiverem sido explorados sem sucesso. O idoso tem direito ao convívio familiar e comunitário.
b) O psicólogo contribui na elaboração de pareceres e relatórios, juntamente com o assistente social para o Ministério Público, que fornece subsídios para ações judiciais, apontando elementos importantes no que diz respeito ao idoso e sua família, sugerindo medidas de proteção previstas no Estatuto do Idoso.
Certo! O psicólogo pode fornecer conhecimentos técnicos para auxiliar na criação de medidas de proteção.
“Nesse serviço, as contribuições da Psicologia exemplificam seu compromisso social com as políticas em prol dos direitos da população idosa, em termos de autonomia, participação, cuidados, autorrealização e dignidade. O psicólogo realiza atendimentos aos idosos por meio de ações que possibilitem a convivência familiar e social, evitando a institucionalização. Além disso, contribui na elaboração de pareceres e relatórios, juntamente com o assistente social para o Ministério Público, que fornece subsídios para ações judiciais, apontando elementos importantes no que diz respeito ao idoso e sua família, sugerindo medidas de proteção previstas no Estatuto do Idoso.”
c) O atendimento técnico no CREAS deve ser realizado exclusivamente em domicílio. O tratamento domiciliar deve ser entendido como a principal estratégia do SUAS para prover cuidados básicos ao idoso. O tratamento domiciliar delimita territórios e fortalece vínculos familiares, superando possíveis contradições existentes em sua ralações.
Errado. O atendimento pode ser em domicílio ou na sede do CREAS.
“O atendimento técnico é realizado no domicílio e na sede para atendimento e reuniões familiares. A finalidade é prover cuidados básicos pelo fortalecimento de vínculos, superar contradições inerentes de suas relações, elaborar laudos sociais e psicológicos, encontros informativos para construir plano de ação para facilitar o dia a dia da família, discutir sobre doenças, entre outros. Enfim, amparar o idoso e a família, na sua função de cuidadora, possibilitando um envelhecer mais digno e saudável e também evitando os maus-tratos, abandono e a institucionalização do idoso.”
d) Torna-se fundamental a promoção de encontros informativos para construir plano de ação para facilitar o dia a dia da família e ampará-la na sua função de cuidadora, possibilitando um envelhecer menos digno e saudável e também evitando os meus tratos e abandono do idoso.
Errado. O objetivo é fornecer um envelhecimento mais digno.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: https://www.sigas.pe.gov.br/files/06132017021638-psicologia.no.suas.pdf
Deixe um comentário