A Psicologia Social no Brasil caracteriza-se pela predominância da vertente sociológica em detrimento da abordagem psicológica, a qual estuda os temas estereótipos, preconceitos, atitudes, crenças, aprendizagem social, dentre outros. A aprendizagem social pode ser considerada um tema de interface com a educação, respaldando a atuação da psicologia neste seguimento por abranger metacognições, habilidades intelectuais de automonitoramento, autoquestionamento e autorregulação do aprendizado em um dado contexto de interação social. No decorrer deste processo de aprendizagem, a autorregulação:
- A) Propicia o engajamento na observação do próprio desempenho, ponderando originalidade, quantidade e qualidade.
- B) Viabiliza recompensa ou punição do desempenho da equipe em concomitância à avaliação feita pelo ambiente externo.
- C) Promove autojulgamento de desempenho através do emprego de padrões desconstruídos ou desvinculados da observação de modelos.
- D) Estabelece padrões ou modelos pouco significativos, indiferentes ao desempenho do indivíduo e desprovidos de mediocridade, irrealismo, depressão ou sentimento de desamparo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Propicia o engajamento na observação do próprio desempenho, ponderando originalidade, quantidade e qualidade.
Gabarito Letra A
No decorrer deste processo de aprendizagem, a autorregulação:
a) Propicia o engajamento na observação do próprio desempenho, ponderando originalidade, quantidade e qualidade.
Certo! Veja:
“Assume-se também, na Teoria Social Cognitiva, que a capacidade de autorregulação é um dos principais recursos dos organismos humanos, visto que possibilita a gerência dos próprios comportamentos, pensamentos e sentimentos, visando à obtenção de metas pessoais (BANDURA, 1991, 2003). Para Bandura (1991, 2008c) trata-se de um processo cíclico que opera por meio de três subprocessos cognitivos, abrangendo a auto-observação, o processo de julgamento e a autorreação. O subprocesso de auto-observação possibilita ao indivíduo estar atento ao seu próprio comportamento tendo em consideração as amplitudes das várias dimensões do seu desempenho, como: qualidade, quantidade, originalidade, moralidade e desvio. Além disso, permite que o indivíduo avalie as condições pelas quais o comportamento ocorre e os seus efeitos.”
b) Viabiliza recompensa ou punição do desempenho da equipe em concomitância à avaliação feita pelo ambiente externo.
Errado. A autorregulação é uma regulação interna, a avaliação é feita pelo próprio indivíduo, e não pelo ambiente externo.
c) Promove autojulgamento de desempenho através do emprego de padrões desconstruídos ou desvinculados da observação de modelos.
Errado. O autojulgamento está vinculado da observação de modelos e emprego de padrões.
"O subprocesso de julgamento possibilita que as informações obtidas no subprocesso anterior sejam avaliadas tendo em vista os padrões pessoais, o valor atribuído à tarefa e as normas sociais."
d) Estabelece padrões ou modelos pouco significativos, indiferentes ao desempenho do indivíduo e desprovidos de mediocridade, irrealismo, depressão ou sentimento de desamparo.
Errado. A autorregulação estabelece modelos que são bem significativos para o indivíduo, e seu desempenho faz parte desses modelos.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322738/1/Emilio_EduarlaResendeVideira_D.pdf
Deixe um comentário