A Psicologia Social pode ser considerada uma disciplina e uma área de atuação em Psicologia, dada a teoria e a especificidade do método de pesquisa. A respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social, assinale a afirmativa correta.
- A) No que se refere à pesquisa-ação nota-se que é uma metodologia incompatível com o ideário de correntes tanto políticas e sociais de cunho democrático quanto libertário.
- B) O referencial teórico em psicologia social evidencia um método que tende a ser menos valorizado entre pesquisadores, quando se evidencia a disposição para engajamento ativo em projetos de mudança do homem e da sociedade.
- C) No método da pesquisa-ação, o pesquisador e o pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois se trata de uma estratégia que visa a mudança efetiva.
- D) O referencial teórico em psicologia social evidencia um método de pesquisa, entre outros, que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados que se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descrição empírica.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O referencial teórico em psicologia social evidencia um método de pesquisa, entre outros, que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados que se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descrição empírica.
Gabarito Letra D
A Psicologia Social pode ser considerada uma disciplina e uma área de atuação em Psicologia, dada a teoria e a especificidade do método de pesquisa. A respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social, assinale a afirmativa correta.
a) No que se refere à pesquisa-ação nota-se que é uma metodologia incompatível com o ideário de correntes tanto políticas e sociais de cunho democrático quanto libertário.
Errado. A pesquisa-ação é compatível com as correntes políticas e sociais de cunho democrático.
b) O referencial teórico em psicologia social evidencia um método que tende a ser menos valorizado entre pesquisadores, quando se evidencia a disposição para engajamento ativo em projetos de mudança do homem e da sociedade.
Errado. Na psicologia social crítica, métodos de pesquisa que implicam engajamento ativo em projetos de mudança são mais valorizados pelos pesquisadores, por serem mais adequados aos preceitos da teoria.
c) No método da pesquisa-ação, o pesquisador e o pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois se trata de uma estratégia que visa a mudança efetiva.
Errado. Pelo contrário, na pesquisa-ação o pesquisador e o pesquisado se envolvem em relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais em que estão inseridos.
d) O referencial teórico em psicologia social evidencia um método de pesquisa, entre outros, que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados que se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descrição empírica.
Certo! O referencial teórico em psicologia social evidencia essa ação mutua entre pesquisadores e pesquisados.
Nosso gabarito é Letra D.
Deixe um comentário