Sobre Psicologia Social, marque a alternativa CORRETA.
- A) Foi implementada no Brasil após a constituição de 1988 e as políticas públicas desenvolvidas a partir dela, especialmente o SUS e o SUAS, com o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica que defendem esse modo crítico de atuar.
- B) A Psicologia Social no Brasil recebeu maior influência dos latino-americanos, nos centros de estudos em países da América Latina.
- C) Trabalha a forma unilateral como o indivíduo vê a sociedade, visando ajustar sua visão e seu sentido de mundo ao social.
- D) A Psicologia Social só é importante enquanto produtora de conhecimentos a respeito dos indivíduos e de suas interações, o que auxilia as pessoas, a sociedade e os Ministérios e diminui o impacto das desigualdades.
- E) Trabalha como as relações sociais influenciam na conduta e nos estados mentais dos indivíduos, mas não observa apenas as influências do meio, mas também estuda as percepções desse meio, tratando-o como uma entidade, visando compreender o comportamento social, analisando as interações que compreendem a sociedade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Trabalha como as relações sociais influenciam na conduta e nos estados mentais dos indivíduos, mas não observa apenas as influências do meio, mas também estuda as percepções desse meio, tratando-o como uma entidade, visando compreender o comportamento social, analisando as interações que compreendem a sociedade.
Gabarito Letra E
Sobre Psicologia Social, marque a alternativa CORRETA.
a) Foi implementada no Brasil após a constituição de 1988 e as políticas públicas desenvolvidas a partir dela, especialmente o SUS e o SUAS, com o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica que defendem esse modo crítico de atuar.
Errado. A psicologia social é uma área de estudo da psicologia muito anterior às políticas públicas desenvolvidas a partir da constituição de 88.
“Apesar do entendimento da Psicologia Social crítica ser sabido – teoricamente – por boa parte dos psicólogos, a aplicabilidade desse entendimento nem sempre ocorre, uma vez que perpassa criticar muitas “verdades” instituídas, sendo um “nadar contra a maré”. A constituição de 1988 e as políticas públicas desenvolvidas a partir dela, especialmente o SUS e o SUAS, defendem esse modo crítico de atuar. Mas essa tentativa de crítica esbarra com os valores institucionais tradicionais, que ainda tem forte caráter individualista, biologicista, rotulador e culpabilizante.”
b) A Psicologia Social no Brasil recebeu maior influência dos latino-americanos, nos centros de estudos em países da América Latina.
Errado. A maior influência é dos Estados Unidos.
“A psicologia no Brasil recebeu maior influência dos norte-americanos. Era para centro de estudos na América que nossos cientistas e professores iam para aperfeiçoarem seus conhecimentos, além disso, desses centros vinham professores dos Estados Unidos para lecionarem em nossas universidades. Por exemplo, o professor Otto Klineberg, da Univerdade de Columbia, introduziu a Psicologia Social na Universidade de São Paulo na década de 50.”
c) Trabalha a forma unilateral como o indivíduo vê a sociedade, visando ajustar sua visão e seu sentido de mundo ao social.
Errado. O indivíduo não necessariamente tem uma forma unilateral de ver a sociedade.
d) A Psicologia Social só é importante enquanto produtora de conhecimentos a respeito dos indivíduos e de suas interações, o que auxilia as pessoas, a sociedade e os Ministérios e diminui o impacto das desigualdades.
Errado. A psicologia social não é importante apenas enquanto produtora de conhecimentos sobre indivíduos e suas interações.
“Portanto, ante os dados supracitados, percebe-se a importância da Psicologia Social não somente como produtora de conhecimentos a respeito dos indivíduos e suas interações, como também atuante determinante na própria sociedade, devendo tratar-se de uma atuação que ajude pessoas e diminua o impacto das desigualdades ou, quem sabe, reduza as próprias desigualdades sociais.”
e) Trabalha como as relações sociais influenciam na conduta e nos estados mentais dos indivíduos, mas não observa apenas as influências do meio, mas também estuda as percepções desse meio, tratando-o como uma entidade, visando compreender o comportamento social, analisando as interações que compreendem a sociedade.
Certo! Veja:
“A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla, ou social, sendo que este ramo enfoca mais o indivíduo. Como escreve Sousa (2011), trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas. Assim sendo, este ramo considera o indivíduo como influenciado pelo meio que o forma e também o sujeito como elemento que altera o ambiente em que vive. A necessidade da atuação desse ramo está no fato de que as relações sociais influenciam a conduta e os estados mentais dos indivíduos. Por outro lado, a consciência coletiva de uma sociedade é um campo fértil para estudos, como assinala Regader (2015). Portanto, Cherry (2016) ressalta que a Psicologia Social não observa apenas as influências do meio, mas também estuda as percepções desse meio, tratando-o como uma entidade, visando compreender o comportamento social; e analisa as interações que compreendem a sociedade.”
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0421.pdf
Deixe um comentário