Silvia Lane (1999) entende a família como uma socialização primária. Já a socialização secundária se dá no convívio com:
- A) a vizinhança
- B) os primos de segundo grau
- C) indivíduos de laços familiares não sanguíneos
- D) colegas da escolarização e profissionalização
Resposta:
A alternativa correta é letra D) colegas da escolarização e profissionalização
Silvia Lane (1999) entende a família como uma socialização primária. Já a socialização secundária se dá no convívio com:
Observe o texto de Lane:
"Vamos analisar como o grupo familiar atua sobre ele durante o processo denominado, geralmente, de socialização primária. (...) É assim que se formam aqueles valores que sentimos tão arraigados em nós, que até parece termos nascido com eles.
Esta visão única do mundo e de um sistema de valores só irá ser confrontada no processo de socialização secundária, isto é, através da escolarização e profissionalização, principalmente na adolescência, época em que o jovem questiona os 'outros significativos', não por ser uma fase natural, como muitos pretendem, mas porque através de outros laços afetivos e através do seu pensamento e experiências sociais e/ou intelectuais o jovem se depara com outras alternativas, com outras visões de mundo, que o levam a questionar aquela que ele construiu como sendo a única possível."
De acordo com a autora supracitada, o processo de socialização secundária acontece através da escolarização e profissionalização. Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) a vizinhança
b) os primos de segundo grau
c) indivíduos de laços familiares não sanguíneos
d) colegas da escolarização e profissionalização
Deixe um comentário