Lurdes Oberg e Maria Helena Zamora (2013), em artigo intitulado “A psicologia comunitária e a conquista das políticas públicas”, observam que alguns sujeitos não são reconhecidos pela sociedade como cidadãos. Nesses casos, o psicólogo deve considerar que o sofrimento psíquico vem principalmente da:
- A) vida interna do sujeito
- B) vida instável e incerta
- C) opção pessoal pela não cidadania
- D) opção pessoal por não entrar no mercado de trabalho
Resposta:
A alternativa correta é letra B) vida instável e incerta
Lurdes Oberg e Maria Helena Zamora (2013), em artigo intitulado "A psicologia comunitária e a conquista das políticas públicas", observam que alguns sujeitos não são reconhecidos pela sociedade como cidadãos. Nesses casos, o psicólogo deve considerar que o sofrimento psíquico vem principalmente da:
Observe o texto de Oberg e Zamora:
"É necessário um exame sobre aqueles que se encontram fora dos dispositivos de individualização totalitária do capitalismo globalizado (NARDI, op. cit.). Existem sujeitos que, embora habitem nossa cidade e tenham nascido no Brasil, não são reconhecidos como cidadãos. A questão não é apenas a da pobreza, do não ter, mas do sofrimento causado pelo próprio viver permanentemente na instabilidade e na incerteza."
Com base no texto, percebe-se que a alternativa correta é a que fala sobre o viver instável e incerto. Encontramos a resposta na Letra B.
a) vida interna do sujeito
b) vida instável e incerta
c) opção pessoal pela não cidadania
d) opção pessoal por não entrar no mercado de trabalho
Deixe um comentário