Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social.


GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais.

Gabarito Letra A

 

Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.
 

a)  Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais.

Errado. Essa afirmação não faz parte do conceito de estigma de Goffman.

 

b)  Pressupõe um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.

Certo! Veja:

“Enquanto o estranho está à nossa frente, podem surgir evidências de que ele tem um atributo que o torna diferente de outros que se encontram numa categoria em que pudesse ser incluído, sendo, até, de uma espécie menos desejável - num caso extremo, uma pessoa completamente má, perigosa ou fraca. Assim, deixamos de considerá-lo criatura comum e total, reduzindo-o a uma pessoa estragada e diminuída. Tal característica é um estigma, especialmente quando o seu efeito de descrédito é muito grande - algumas vezes ele também é considerado um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem - e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.”


c)  É um termo usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, sendo que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem.

Certo!

“O termo estigma, portanto, será usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, na realidade, é uma linguagem de relações e não de atributos. Um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem, portanto ele não é, em si mesmo, nem horroroso nem desonroso. Por exemplo, alguns cargos nos Estados Unidos obrigam seus ocupantes que não tenham a educação universitária esperada a esconder isso; outros cargos, entretanto, podem levar os que os ocupam e que possuem uma educação superior a manter isso em segredo para não serem considerados fracassados ou estranhos.”


d)  Está relacionado ao estranho, cujo atributo o torna diferente de outros que se encontram em uma categoria que pudesse ser incluído, sendo até uma espécie menos desejável.

Certo! Informação presente no trecho apresentado na Letra B.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *