No trabalho da psicologia, nos distintos campos de atuação, frente às relações de gênero
- A) não se deve incluir esse conteúdo, pois temos que ser neutros na nossa postura.
- B) o sofrimento individual do sujeito não é afetado.
- C) as famílias analisadas sempre seguem o modelo patriarcal.
- D) as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.
No trabalho da psicologia, nos distintos campos de atuação, frente às relações de gênero
a) não se deve incluir esse conteúdo, pois temos que ser neutros na nossa postura.
Esse tema é pertinente para o trabalho da psicologia e precisa ser incluído. Além disso, não há neutralidade em não incluir esse conteúdo.
Veja o que Araújo fala sobre esse tema:
"O termo 'gênero', na sua acepção gramatical, designa indivíduos de sexos diferentes (masculino/feminino) ou coisas sexuadas, mas, na forma como vem sendo usado, nas últimas décadas, pela literatura feminista, adquiriu outras características: enfatiza a noção de cultura, situa-se na esfera social, diferentemente do conceito de 'sexo', que se situa no plano biológico, e assume um caráter intrinsecamente relacional do feminino e do masculino.
Segundo a historiadora Joan Scott (1995), as feministas americanas começaram a usar o conceito de gênero para se referir à organização social entre os sexos e só mais tarde passaram a usá-lo para enfatizar o caráter fundamentalmente social das distinções fundadas sobre sexo e rejeitar o determinismo biológico implícito nos termos 'sexo' ou 'diferença sexual'.
A introdução do caráter relacional do gênero levou a uma revisão dos estudos centrados nas mulheres e apontou para a necessidade de estudos sobre as relações de gênero, uma vez que a história das mulheres não pode ser vista separada da história dos homens.
O mundo das mulheres faz parte do mundo dos homens, não são esferas separadas. Tomá-los como esferas separadas reforça o mito de que a experiência de um sexo tem muito pouco ou nada a ver com o outro sexo. Além disso, acrescenta Scott (1995), o uso do termo 'gênero' para designar relações sociais entre os sexos rejeita radicalmente explicações biológicas que encontram um denominador comum para diversas formas de subordinação feminina."
Assertiva Falsa.
b) o sofrimento individual do sujeito não é afetado.
Pode, sim, haver sofrimento devido a questões de gênero.
Assertiva Falsa.
c) as famílias analisadas sempre seguem o modelo patriarcal.
Nem sempre seguem o modelo patriarcal. Existem diversos modelos familiares que são analisados no trabalho da psicologia.
Assertiva Falsa.
d) as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.
Essas construções de gênero precisam ser consideradas na teoria e prática da psicologia.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário