Segundo estudo realizado por Tavares; Oliveira e Lages (2013), a percepção dos profissionais de psicologia, no campo da saúde, acerca do racismo institucional, revelou que
- A) a formação dos profissionais de psicologia apresenta uma discussão relevante acerca do racismo institucional.
- B) os profissionais de psicologia discutem questões étnico-raciais.
- C) a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.
- D) foi verificado forte compromisso com o enfrentamento do racismo institucional.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.
Essa foi a conclusão realizada no estudo:
"Apesar disso, pode-se afirmar que este estudo apontou para uma total ausência de percepção do racismo institucional nos centros de saúde em que os profissionais psicólogos trabalham. A existência do racismo no país foi um dado confirmado por todos os entrevistados, mas não foi possível localizá-lo nas relações de trabalho, salvo pelas pequenas observações apontadas.
Essa situação pode ser pensada a partir da formação dos cursos de psicologia, que só muito recentemente têm colocado o tema em pauta; na falta de diálogo da psicologia social com a psicanálise; na psicanálise, que, de forma geral, insiste em reduzir os sujeitos a questões psíquicas, tratando a subjetividade de maneira individualista; na antiga e persistente dificuldade dos profissionais psicólogos de marcar posições fortes dentro dos centros de saúde.
Por outro lado, o que se percebe na fala dos entrevistados é a reprodução da naturalização de ideologias que foram construídas para manter as relações interétnicas e raciais sem conflitos, propositoras de igualdade que na realidade não existe.
Dessa forma, a proposta se direciona para os Conselhos de Psicologia, em todos os âmbitos, no sentido de implementar ações que sensibilizem a categoria que atua no sistema de saúde com o objetivo se criar instrumentos concretos de superação da iniquidade nesse campo."
a) a formação dos profissionais de psicologia apresenta uma discussão relevante acerca do racismo institucional.
O estudo mostra que o racismo institucional apenas muito recentemente tem sido discutido na formação.
Assertiva Falsa.
b) os profissionais de psicologia discutem questões étnico-raciais.
De acordo com as autoras:
"O estudo apontou para uma total ausência de percepção do racismo institucional nos centros de saúde em que os profissionais psicólogos trabalham"
Assertiva Falsa.
c) a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.
Esse foi um dos pontos discutidos no artigo, conforme vimos na citação acima.
Assertiva Correta.
d) foi verificado forte compromisso com o enfrentamento do racismo institucional.
De acordo com o que vimos, não foi essa conclusão que o estudo teve.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário