Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com o autor cubano, Fernando González Rey, os significados sociais são

Resposta:

A alternativa correta é letra D) produções mais estáveis que identificam a singularidade de um grupo social.

Gabarito: Letra D
 

De acordo com o autor cubano, Fernando González Rey, os significados sociais são

a)  desvinculados dos sentidos subjetivos.

Errado. Pelo contrário, os significados sociais são carregados de sentidos subjetivos.

“O sentido subjetivo permitiu-me compreender a personalidade com a forma de organização da subjetividade individual, mas, no percurso de meu trabalho, não reduzi o conceito de subjetividade ao individual, pois defini a subjetividade social como aquelas produções sociais carregadas de sentido subjetivo que estão configuradas por processos emocionais e simbólicos produzidos nas mais diferentes esferas da sociedade. Essa forma de compreender os sentidos subjetivos e as configurações subjetivas permitiram-me compreender o caráter social das produções subjetivas sem reduzir uma à outra, assim como superar a visão linear e determinista com que essa relação tinha sido compreendida através do conceito de interiorização, tanto em Vygotsky como em Leontiev, o que foi um dos elementos que levaram à representação de uma forte associação entre a teoria histórico-cultural e a teoria da atividade”

 

b)  produções lineares que caracterizam grupos semelhantes.

Errado. Os significados sociais não são lineares.

“Em decorrência da análise que Vygotsky nos traz em Pensamento e Linguagem, é possível concluir que, em sua compreensão, o sentido e o significado são processos diferentes, capazes de se articularem de formas diferentes no funcionamento psíquico do sujeito. Os significados, mesmo que com grande freqüência representem vias de expressão dos sentidos, não expressam de forma direta nem linear o sentido associado ao conteúdo significado. Por essa razão, o significado desdobra-se de diferentes formas na linguagem e aparece no pensamento sempre associado a determinados sentidos. Nos meus trabalhos, tenho enfatizado essa relação, assumindo o pensamento não como uma função cognitiva, mas como uma função de sentido do sujeito. Daí, a importância das reflexões dos sujeitos para os estudos dos sentidos subjetivos (González Rey, 2000, 2002, 2004a, 2004b, 2005)”

 

c)  produções homegêneas que demarcam um grupo social.

Errado. Também não são homogêneos.

“A relação entre subjetividade social e individual é bem mais complexa e contraditória, por meio da qual o comportamento do indivíduo se expressa com diversas contradições entre suas necessidades individuais e sociais, nas quais deve atribuir sentido para manter seu desenvolvimento pessoal no meio de sua expressão social. Entre o social e o individual, não há uma relação linear nem homogênea. ( p. 132) Assim, para o autor, o sistema de relações de cada sujeito, que se apresenta com um caráter vivo, multidimensionado e até contraditório, é mediador e constituidor das configurações subjetivas que ele assume diante de cada situação social. O elo social e individual se ata nos sentidos psicológicos produzidos nos distintos momentos e contextos da sua vida social: “o sentido que cada momento tem para o sujeito individual é um elemento dinamizador, permanente, dos distintos sujeitos sociais em um momento histórico concreto” (Gonzalez Rey, 1996, p. 104).”
 

d)  produções mais estáveis que identificam a singularidade de um grupo social.

Certo!

“O sentido de uma palavra é o agregado de todos os fatos psicológicos que aparecem em nossa consciência como resultado da palavra. O sentido é uma formação dinâmica, fluida e complexa, que tem várias zonas que variam na sua estabilidade. O significado é apenas uma dessas zonas do sentido que a palavra adquire no contexto da fala. Ele é o mais estável, unificado e preciso dessas zonas. Em contextos diferentes, o sentido da palavra muda. Em contraste, o significado é comparativamente um ponto fixo e estável, ele se mantém estável com todas as mudanças do sentido da palavra que estão associados ao seu uso em diferentes contextos. (Vygotsky, 1987, pp. 275-276)”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Produção de Sentido Subjetivo: As Singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Disponível em: http://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/teoria_da_subjetividade/Producao_de_sentido.pdf

As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Disponível em: https://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/teoria_da_subjetividade/As_categoridas_de_sentido_pessoal.pdf

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *