A identidade é uma categoria política, porque
- A) o importante é defender os interesses individuais.
- B) o grupo social é que determina a identidade individual de forma homogênea.
- C) a constituição da identidade se dá de forma individualizada.
- D) a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.
Gabarito Letra D
a) o importante é defender os interesses individuais.
Errado. O importante não é defender os interesses individuais em qualquer circunstâncias. Muitas vezes, precisamos defender os interesses coletivos.
b) o grupo social é que determina a identidade individual de forma homogênea.
Errado. O grupo social influencia fortemente a identidade individual, mas não faz isso de forma homogênea, uma vez que não é o único fator presente no processo de formação de identidade.
c) a constituição da identidade se dá de forma individualizada.
Errado. A constituição da identidade de fato se dá de forma individualizada, mas não exclusivamente por essa forma, sendo influenciada pelo meio, pelo contexto social, político, econômico, etc, e são esses fatores que a fazem ser uma categoria política. A identidade está intrinsecamente ligada à forma como os indivíduos se percebem e são percebidos dentro de uma sociedade ou grupo específico. Essa percepção de identidade influencia fortemente como os indivíduos se relacionam com as estruturas de poder, as instituições sociais e os sistemas políticos.
d) a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.
Certo! Os grupos sociais muitas vezes se organizam em torno de questões relacionadas à sua identidade compartilhada, buscando afirmar sua voz política e lutar contra formas de discriminação, marginalização ou exclusão que possam surgir. Isso pode incluir demandas por políticas públicas específicas, legislação antidiscriminatória, representação equitativa em instituições governamentais, entre outras formas de ação política.
“A identidade seria, portanto, resultado de um trabalho permanente de renovável construção social e política, mas também geográfica, que leva em conta a extrema mobilidade dos agentes sociais” (JORGE, 2009, p. 240).
Gabarito Letra D.
Referência
JORGE, Rogério Ribeiro. Território, identidade e desenvolvimento: uma outra leitura dos arranjos produtivos locais de serviços no rural. São Paulo 2010.
Deixe um comentário