Com relação à Psicologia Social, NÃO é correto afirmar:
- A) A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.
- B) Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.
- C) O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.
- D) Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.
Com relação à Psicologia Social, NÃO é correto afirmar:
a) A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.
A alternativa está de acordo com o artigo de Almeida:
"A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.
Poderíamos acrescentar à reflexão de Cartwright (1979) que não foi tão somente a imigração dos gestaltistas que aponta a marca das consequências da Segunda Guerra na psicologia social moderna, pois também muitos de seus objetos de análise decorrem de preocupações sublinhadas socialmente pela ascensão do nazismo, como o exame do papel da obediência à autoridade, do poder social, do conformismo e da agressão.
No entanto, podemos assinalar que a análise das atitudes se tornou um dos focos principais da psicologia social norte-americana (Reich & Adcock, 1976; Rodrigues, 1979)"
Assertiva Correta.
b) Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.
Essa alternativa está de acordo com o texto de Silvia Lane:
"Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo é fator constitutivo da subjetividade humana."
Assertiva Correta.
c) O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.
Alternativa coerente com o artigo de Almeida:
"A Psicologia social teve sua emergência em solo norte-americano no século XX. O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.
A imigração dos pensadores gestaltistas, em decorrência da ascensão de Hitler, foi o estopim para o surgimento de uma psicologia social cognitivista que, como a behaviorista, mantinha uma postura individualizante, experimentalista e a-histórica, mantendo uma distinção entre indivíduo e sociedade."
Assertiva Correta.
d) Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.
Não é possível fazer essa generalização, pois existem teorias da psicologia social que criticam as abordagens experimentais:
"as psicologias sociais sociológicas brasileiras, aqui analisadas, revelam um comprometimento político, cada uma à sua maneira, tendo como foco de semelhança a crítica ao positivismo, à assepsia experimental, à a-historicidade e à neutralidade do investigador."
Assertiva Falsa.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário