São princípios norteadores das práticas do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, EXCETO:
- A) Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, as experiências e os conhecimentos, pro-pondo ações e intervenções.
- B) Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.
- C) Atuar em conformidade com as diretrizes e os objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), colaborando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
- D) Atuar fundamentado na leitura e na inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.
São princípios norteadores das práticas do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, EXCETO:
a) Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, as experiências e os conhecimentos, pro-pondo ações e intervenções.
Os princípios podem ser encontrados na Cartilha do CFP: "Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS".
A alternativa traz corretamente um dos princípios. Veja:
"6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;"
Assertiva Correta.
b) Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.
O que se busca é uma maior resolutividade e não agilidade. Veja:
"2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;"
Assertiva Falsa.
c) Atuar em conformidade com as diretrizes e os objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), colaborando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
Esse princípio está presente na Cartilha:
"1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos"
Assertiva Correta.
d) Atuar fundamentado na leitura e na inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.
Mais um princípio coerente com a Cartilha:
"4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;"
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário