O desenvolvimento buscado pela Psicologia Comunitária inclui o sujeito da comunidade dentro de uma perspectiva de mudança da situação social de uma forma libertadora. Essa concepção permite que se estabeleça uma ligação entre a prática comunitária e a psicologia, na medida em que relaciona o indivíduo aos problemas psicossociais da comunidade (Góis, 205). Com base nesse referencial, assinale a alternativa CORRETA.
- A) O sujeito da comunidade atrela-se, cada vez mais, à ideologia de submissão e resignação, à identidade de oprimido e explorado e à cultura da pobreza.
- B) É importante estudar o sujeito inserido na sua própria comunidade onde se desenvolve a atividade comunitária e, com isso, são construídos exclusivamente os significados relacionados à vida na comunidade.
- C) O que distingue o sujeito da comunidade do indivíduo submisso e dependente que ali vive é que o segundo tem uma consciência transitiva que lhe permite melhor compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo.
- D) A comunidade surge com as relações psicossociais indiretas dos moradores de um determinado lugar, e a psicologia comunitária busca
a dimensão psicossocial da dinâmica que é estabelecida na comunidade a partir dessas relações entre as pessoas.
- E) A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.
O desenvolvimento buscado pela Psicologia Comunitária inclui o sujeito da comunidade dentro de uma perspectiva de mudança da situação social de uma forma libertadora. Essa concepção permite que se estabeleça uma ligação entre a prática comunitária e a psicologia, na medida em que relaciona o indivíduo aos problemas psicossociais da comunidade (Góis, 205). Com base nesse referencial, assinale a alternativa CORRETA.
a) O sujeito da comunidade atrela-se, cada vez mais, à ideologia de submissão e resignação, à identidade de oprimido e explorado e à cultura da pobreza.
O sujeito da comunidade rompe com essa lógica. Veja o que Góis:
"O que distingue o sujeito da comunidade do individuo submisso e dependente que ali vive, é que o primeiro tem uma consciência transitiva que lhe permite compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo, além de reconhecer seu valor e poder para desenvolvê-la e desenvolver-se numa perspectiva dialógica e solidária, rompendo cada vez mais uma ideologia de submissão e resignação (Góis, 1984) e uma cultura da pobreza (Martín-Baró, 1998), construída por séculos de opressão e exploração."
Assertiva Falsa.
b) É importante estudar o sujeito inserido na sua própria comunidade onde se desenvolve a atividade comunitária e, com isso, são construídos exclusivamente os significados relacionados à vida na comunidade.
Na verdade, são construídos significados, sentidos e sentimentos. Observe o que Góis fala:
"A Psicologia Comunitária estuda os significados e sentidos (Vygotski, 1991; Leontiev, 1982; Luria, 1977), assim como os sentimentos pessoais e coletivos acerca da vida na comunidade. Além disso, estuda o modo como esse sistema de significados, sentidos e sentimentos, se encontra nas atividades comunitárias e nas condições gerais da vida dos moradores na comunidade, no município e no conjunto da sociedade.
Assertiva Falsa.
c) O que distingue o sujeito da comunidade do indivíduo submisso e dependente que ali vive é que o segundo tem uma consciência transitiva que lhe permite melhor compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo.
Segundo Góis, é o sujeito da comunidade que tem uma consciência transitiva.
Assertiva Falsa.
d) A comunidade surge com as relações psicossociais indiretas dos moradores de um determinado lugar, e a psicologia comunitária busca a dimensão psicossocial da dinâmica que é estabelecida na comunidade a partir dessas relações entre as pessoas.
A alternativa está incorreta ao falar sobre relações psicossociais indiretas.
Assertiva Falsa.
e) A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.
A alternativa está coerente com o texto de Góis.
Góis comenta:
"Podemos dizer que a Psicologia Comunitária estuda o modo-de-vida da comunidade e de como este se reflete e muda na mente de seus moradores, para de novo surgir, transformado, singularizado, em suas atividades concretas no cotidiano da comunidade. Isto significa, também, compreender as necessidades dos moradores e a importância do compromisso que o Psicólogo Comunitário tem com a comunidade que estuda e/ou atua."
De acordo com o autor, a Psicologia Comunitária
"Tem por objetivo o desenvolvimento do sujeito da comunidade, mediante o aprofundamento da consciência dos moradores com relação ao modo-de-vida da comunidade"
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
Deixe um comentário