Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Guareschi (2008), a Psicologia Social crítica surge trazendo como um dos seus principais pressupostos de pesquisa o de mostrar a falsa neutralidade do experimentalismo e o de buscar desenvolver uma produção de conhecimento em que o sujeito seja um agente ativo dessa produção, mostrando, portanto, que não há separação entre sujeito e objeto e pesquisador/pesquisado. Sobre a pesquisa em Psicologia Social, podemos afirmar:

I. A Psicologia Social crítica deixou para trás os métodos experimentais dedutivos que haviam produzido os conhecimentos dessa área da Psicologia até então, e se lançou a novos desafios metodológicos na área de pesquisa, os quais têm sido inovados e transformados continuamente.

II. A metodologia participante/ação se fundamenta nos princípios do materialismo histórico, tendo a hermenêutica dialética como sua principal ferramenta de análise.

III. A abordagem fenomenológica foi trazida para a Psicologia Social como uma metodologia que busca compreender o significado que os acontecimentos e as interações possuem para as pessoas no seu cotidiano, ou em situações particulares.

IV. A explicação dos comportamentos pelos diferentes contextos culturais, no caso da etnografia, é também utilizada pela Psicologia Social.

Assinale a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.

   

Gabarito Letra E

 

Certo! Veja:

 “Se adotarmos a perspectiva de que a ciência é uma prática social, isto significa dizer que a ciência é uma produção histórica e cultural que está permanentemente criando e se recriando a ela própria. Isto também quer dizer que a ciência não é absoluta e, portanto, não possui verdades, mas está continuamente em busca da compreensão do ser humano nos diferentes contextos que envolvem suas interações sociais. Assim, a Psicologia Social crítica deixou para traz os métodos experimentais dedutivos que haviam produzido os conhecimentos dessa área da Psicologia até então, e se lançou a novos desafios metodológicos na área de pesquisa que têm sido inovados e transformados continuamente.

 

Certo! Veja:

“Podemos citar como uma das formas de pesquisa que iniciou essa relação de novas abordagens metodológicas a pesquisa participante e pesquisa ação. Temos como exemplo da utilização dessa metodologia na área da Psicologia Social crítica o respeitável trabalho de Bader Sawaia 4 em sua tese de doutoramento. A metodologia participante/ação se fundamenta nos princípios do materialismo histórico, tendo a hermenêutica dialética como sua principal ferramenta de análise. Essa abordagem filosófica – materialismo histórico – junto com a teoria interacionista de Vigotski, foi também o que fundamentou a discussão teórica e metodológica que a Psicologia Social passou a fazer sobre alguns de seus tradicionais conceitos como: comportamento, identidade, pensamento, linguagem, consciência, e a gerar um debate sobre o papel de algumas das instituições sociais na sociedade e na construção dos indivíduos, entendidos aqui como sujeitos históricos sociais, como a família, a escola, o trabalho, a comunicação social, etc,. Os trabalhos de Silvia Lane, Vanderlei Codo, Antonio Ciampa, Pedrinho Guareschi, são alguns dos que podem ilustrar esse novo debate na história da Psicologia Social.”

 

Certo! Veja:

“Outras tradições filosóficas também passaram a fazer parte dos métodos de investigação na Psicologia Social. A abordagem fenomenológica foi trazida para a Psicologia Social como uma metodologia que busca compreender o significado que os acontecimentos e as interações possuem para as pessoas no seu cotidiano, ou em situações particulares. A fenomenologia enfatiza a compreensão e explicação do fenômeno dada pelas pessoas através de seus componentes subjetivos. Compatível com a perspectiva fenomenológica, o interacionismo simbólico visa compreender como as pessoas interpretam suas experiências, situações e acontecimentos através das mediações que se estabelecem nas suas interações sociais. “” 

 

Errado. A etnografia é pouco usada pela psicologia social.

“Outros enfoques metodológicos que privilegiam a cultura como a etnografia e a etnometodologia foram pouco utilizados nas pesquisas em Psicologia Social. A explicação dos comportamentos pelos diferentes contextos culturais, no caso da etnografia, e o modo como as pessoas percebem, descrevem e explicam o mundo cultural em que vivem, no caso da etnometodologia, pode contribuir enormemente para a pesquisa em Psicologia Social que visa compreender o ser humano por inteiro na produção de suas relações sociais e históricas.”

 

Assim, mesmo que a questão diga que I e IV estão incorretos, apenas IV está contrário a bibliografia.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *