“O Conselho Federal de Psicologia assume representação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher” (CNDM). analisando este informe do CFP e refletindo sobre a questão das políticas públicas no país, destaque a afirmativa INCORRETA.
- A) O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres. o CFP ocupou anteriormente uma vaga de suplente.
- B) Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio.
- C) O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.
- D) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.
- E) O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.
“O Conselho Federal de Psicologia assume representação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher” (CNDM). analisando este informe do CFP e refletindo sobre a questão das políticas públicas no país, destaque a afirmativa INCORRETA.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres
(...)
Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio. Para Jureuda Guerra, o Brasil ainda não promove o debate sobre a igualdade de gênero e não reconhece a existência de uma estrutura machista e patriarcal no país. 'É necessário promover o debate por uma sociedade melhor, mais justa, para que não exista o estupro coercitivo de mulheres lésbicas, assim como o estupro e o assassinato de mulheres trans.'
(...)
O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.
É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam toda a forma de discriminação, e do controle social.
O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Fonte: "CFP assume representação no Conselho dos Direitos da Mulher" (Notícias do CFP)
Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres. o CFP ocupou anteriormente uma vaga de suplente.
b) Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio.
c) O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.
d) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.
e) O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Deixe um comentário