A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Referente ao processo de socialização assinale a alternativa CORRETA:
- A) Na socialização secundária o indivíduo se torna consciente de sua própria ação e representação, estruturados no processo de socialização primária. A partir da socialização secundária, o indivíduo inicia sua vivência subjetiva, marcada pela ideologia.
- B) A socialização primária determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, e a socialização secundária refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural
- C) Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.
- D) A socialização primária refere-se à função familiar e não necessariamente às relações familiares propriamente ditas; os aspectos internalizados são aqueles decorrentes das relações afetivas estabelecidas na primeira infância, determinantes para a constituição subjetiva do indivíduo
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.
Gabarito: Letra C
A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Referente ao processo de socialização assinale a alternativa CORRETA:
Antes de ver as afirmativas, vamos ver como Silvia Lane, autora referência em psicologia social, define a socialização:
“O ponto inicial do processo se dá a partir do nascimento do homem, sem condições físicas que permitam a sua sobrevivência isoladamente, o que exige uma disponibilidade para a sociabilidade, para tornar-se membro de uma sociedade. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, inicialmente a primária e posteriormente a secundária. Na nossa sociedade, a socialização primária ocorre dentro da família. e os aspectos internalizados serão aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. A socialização secundária decorre da própria complexidade existente nas relações de produção, levando o indivíduo a internalizar as funções mais específicas das instituições, as subdivisões do mundo concreto e as representações ideológicas da sociedade, de forma a incorporar uma visão de mundo que o mantenha “ajustado” e, conseqüentemente, alienado das determinações concretas que definem suas relações sociais. Podemos então verificar que toda análise que se fizer do indivíduo terá de se remeter ao grupo a que ele pertence, à classe social, enfocando a relação dialética homem-sociedade, atentando para os diversos momentos dessa relação.”
Agora, vejamos as afirmativas:
a) Na socialização secundária o indivíduo se torna consciente de sua própria ação e representação, estruturados no processo de socialização primária. A partir da socialização secundária, o indivíduo inicia sua vivência subjetiva, marcada pela ideologia.
b) A socialização primária determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, e a socialização secundária refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural
c) Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.
d) A socialização primária refere-se à função familiar e não necessariamente às relações familiares propriamente ditas; os aspectos internalizados são aqueles decorrentes das relações afetivas estabelecidas na primeira infância, determinantes para a constituição subjetiva do indivíduo
Perceba que a Letra C traz exatamente o que traz a bibliografia.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.
Deixe um comentário