Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O atendimento do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, deve compor a                               , que é operacionalizada por um conjunto de procedimentos técnicos especializados, com o                de estruturar ações de atendimento e de proteção a crianças e adolescentes, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da          , o restabelecimento de seu direito à convivência familiar e                em condições dignas de vida e possibilitando a superação da situação de violação de direitos, além da reparação da violência sofrida.


Complete os espaços com:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) atenção psicossocial, objetivo, autoestima, comunitária

Gabarito Letra A

 

O atendimento do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, deve compor a atenção psicossocial , que é operacionalizada por um conjunto de procedimentos técnicos especializados, com o objetivo  de estruturar ações de atendimento e de proteção a crianças e adolescentes, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da autoestima , o restabelecimento de seu direito à convivência familiar e comunitária em condições dignas de vida e possibilitando a superação da situação de violação de direitos, além da reparação da violência sofrida.

 

O primeiro espaço a ser preenchido traz as opções atenção básica, atenção psicossocial e autoestima. De cara já podemos eliminar esta última, uma vez que o atendimento do psicólogo não compõe a autoestima. Considerando o contexto apresentado, de atendimento psicológico na proteção social de vítimas de violência, esse atendimento compõe a atenção psicossocial.

O segundo espaço não tem segredo, todas as alternativas trazem “objetivo” como opção de preenchimento.

O terceiro espaço tem como resposta o que o atendimento psicológico proporciona condições para fortalecer, e tem como opções: atenção psicossocial, saúde, comunidade e autoestima. Atenção psicossocial já pode ser cortado de cara, assim como saúde, uma vez que em sentido amplo abarca também a saúde física, que foge da competência do psicólogo. O atendimento psicológico também não é capaz, sozinho, de fortalecer a comunidade, mas é capaz sim de fortalecer a autoestima dessas crianças e adolescentes.

Por fim, há o reestabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária.

 

Essa frase foi retirada da cartilha Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo, do CFP.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo. Brasília: CFP, 2009.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *